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É assim que vai desinchar depois das jantaradas de Natal

Esqueça o jejum e os detox. O Natal é altura para aproveitar tempo de qualidade, também, à mesa. Resta-lhe seguir as dicas certas para se sentir sempre bem.

Muitas são as que tendem a stressar com a chegada da época natalícia. Mas todo o regime alimentar equilibrado e saudável tem o seu espaço para deslizes, e o Natal é altura para isso.

Certas de que o que mais importa é o que come entre 31 de dezembro e o 25 de dezembro do ano seguinte – e não o que faz neste breve período – sabemos que se a alimentação regrada lhe for um hábito natural, não irá abusar excessivamente nos jantares de Natal. Ainda assim, o nosso conselho é que desfrute destes almoços e jantares. A par disso, tome os cuidados certos para acabar com algum inchaço ou desconforto que possa surgir.

Joana Ferreira Pires, nutricionista no Jazzy Life Club, em Lisboa, é da mesma opinião e alega que “o importante é não stressar porque comeu demasiado”.

Depois das jantaradas, o ideal será “voltar a ter um plano alimentar igual aos outros dias. Sem jejuns ou dietas do género”, esclarece Joana Ferreira Pires.

Para reduzir o inchaço que frequentemente surge nestes dias, “aumente a hidratação. Alguns chás como cavalinha, hortelã ou gengibre podem ajudar”, aconselha. E por ser comum “ficar com o intestino desregulado” após as refeições mais abundantes, “abuse nas sopas e fruta”. Desta forma vai aumentar a ingestão de fibra.

Por último, evite passar o dia sentada ou deitada. “Tente fazer uma caminhada, nem que seja de 15 minutos apenas”, diz a nutricionista.

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