Menu
Inicio Nutrição O que acontece se… não beber água suficiente?

O que acontece se… não beber água suficiente?

Pela sua saúde, beba água ao longo do dia!

O nosso organismo pede, em tudo, que haja equilíbrio e isso também se revela na quantidade de água que devemos beber num dia.

Apesar de, normalmente, ser indicado beber pelo menos 1.5 litros de água por dia, a quantidade exata aconselhada depende da pessoa. Para a nutricionista Michelle Bond, a quantidade de água depende do “nível de atividade física, temperatura e estado de saúde. Beber 1,5 litros de água é uma regra geral fácil de ser lembrada, porém pode ser muito para alguns e pouco para outros. Se uma pessoa come vegetais e fruta, esses alimentos contam como água”.

A nutricionista adianta ainda que alimentos como a alface e a melancia podem ser boas fontes de água, ao serem compostos quase na sua totalidade por água – mas há mais e pode encontrá-los aqui.

É necessário encontrar o equilíbrio certo e ter atenção aos sinais que o corpo dá. Nesse sentido, Michelle Bond afirma que uma urina amarela clara é sinal de uma boa hidratação, mas “uma urina transparente pode ser sinal de muita água e isso pode causar um desequilíbrio nos níveis de eletrólitos no organismo”. (sabe o que é que a cor da urina diz sobre a sua saúde?)

 

Preocupações extra no verão

No verão os sintomas de desidratação ampliam-se e as preocupações aumentam. É mais comum sentirmos sede, pelo que é necessário reforçar a quantidade de água que ingerimos por dia.

“É necessário tomar mais água para baixar a temperatura do corpo e repor a água que perdemos através do suor”, explica a especialista.

Apesar de a forma mais comum de o organismo nos dizer que tem falta de água ser sentirmos sede, existem outras formas de alerta para a desidratação.

Veja a galeria e descubra quais, segundo a nutricionista Michelle Bond.


 

Leia também:

https://www.womenshealth.pt/nutricao/smoothie-saudavel-nutricionista-duvidas/

 

 

 

Brand Story