Menu
Inicio Living Descubra se um local de trabalho é tóxico antes de se candidatar

Descubra se um local de trabalho é tóxico antes de se candidatar

Um pouco de investigação sobre estes fatores-chave pode revelar algumas bandeiras vermelhas.

trabalho
Pexels

Os ambientes de trabalho tóxicos, com prazos pouco razoáveis e colegas abusivos, podem deixar uma marca permanente no seu psicológico. Uma vez num trabalho tóxico, dorme-se menos, stressa-se mais e pode até perder a energia e a vontade de escapar ao ambiente terrível.

Infelizmente, as pessoas muitas vezes não reconhecem as bandeiras vermelhas de um trabalho tóxico até ao processo de entrevista ou depois de serem contratadas. Mas antes mesmo de se candidatar oficialmente a um emprego, podem haver sinais de que a empresa para a qual se quer trabalhar pode ter um ambiente tóxico.

Aqui estão algumas bandeiras vermelhas a ter em conta, e estratégias de como lidar com estes sinais de aviso antes de perder tempo a candidatar-se:

01/ As pessoas que lá trabalham são rápidas a falar mal dos colegas

Fale com os empregados passados ou atuais através da sua rede pessoal ou através do LinkedIn. Conhecer em primeira mão a empresa é a melhor forma de detetar bandeiras vermelhas.

Nestas conversas, não precisa de dizer que está a tentar descobrir se o trabalho será tóxico. Opte por dizer: “estou a pensar em candidatar-me a um emprego. Adoraria conhecer a cultura da empresa”.

Se alguém estiver disposto a partilhar, pergunte-lhes como são os horários, como é a liderança, se as pessoas parecem felizes por trabalhar lá e quaisquer outras preocupações que tenha.

02/ Há um padrão de más críticas que mencionam uma cultura perturbada

Para além de falar diretamente com as pessoas, ler sobre uma organização em sites de revisão de trabalho pode dar-lhe uma pista sobre o que mantém os empregados na empresa – e o que os afasta.

Tenha em mente que vão existir críticas que não são representativas de como é trabalhar numa empresa.

Mas as menções consistentes a maus gestores ou tratamento desumano são algo a ter em conta.

03/ A estrutura organizacional sugere que poderá existir mau ambiente

Olhe para a estrutura da organização em busca de pistas de que se poderia estar a entrar numa cultura de trabalho tóxica e sobrecarregada.

Uma das formas de avaliar isto é deduzir o que puder sobre a estrutura e os recursos da empresa a partir da verificação do LinkedIn, bios do pessoal e outras fontes. Quando não há pessoas suficientes dedicadas a um papel para se alinharem com a dimensão de uma empresa, pode ser um sinal de que obter tudo o que é necessário para ter sucesso será uma batalha difícil.

04/ Foram intentadas ações judiciais, alegando discriminação ou práticas laborais injustas

Pesquise o nome da empresa nos registos do tribunal local. Isto pode revelar como os empregadores realmente tratam os empregados por detrás das relações públicas positivas.

Uma coisa grátis que pode fazer é ver se houve alguma cobertura noticiosa de processos judiciais envolvendo a empresa. Tais artigos irão provavelmente dar-lhe informações básicas sobre alegada discriminação ou práticas laborais desleais.

Brand Story