Menu
Inicio Saúde Descubra o que os alimentos que come fazem ao seu cérebro

Descubra o que os alimentos que come fazem ao seu cérebro

Será que a rotina alimentar pode afetar o cérebro? A Ciência diz que sim.

cérebro

Uma nova investigação publicada na revista científica Neurology sugere que os indivíduos com uma rotina alimentar saudável podem ter cérebros de maior dimensão.

Um grupo de investigação da Erasmus University Medical Center, na Holanda, analisou os cérebros de mais quatro mil pessoas (com uma média de idades nos 66 anos) durante mais de dez anos.

Os indivíduos com rotinas alimentares mais saudáveis e parecidas com a Mediterrânica – rica em frutos, vegetais, gorduras saudáveis de fontes como o peixe e com um consumo reduzido de carne vermelha – apresentaram um volume cerebral maior.

Além disso, apresentaram mais matéria cinzenta e branca – indicadores que permitem medir a densidade de nervos no cérebro. A área do cérebro que é responsável por processar memórias, denominada hipocampo, também é maior nas pessoas com hábitos saudáveis.

Adicionalmente, os investigadores também descobriram que as pessoas que bebiam menos bebidas com açúcar (como refrigerantes) tinham cérebros com maiores volumes.

 

Uma força combinada

Os resultados da investigação demonstram que estes benefícios para o cérebro são uma consequência positiva do efeito combinado de ingerir vários alimentos saudáveis – e não de apenas uma fruta ou um vegetal.

“Estes resultados abrem várias oportunidades”, revela Pauline Croll, coautora da investigação. “Já sabemos que uma rotina alimentar saudável está associada a uma maior saúde do cérebro e que funciona como medida preventiva da degeneração cerebral. Contudo, para podermos dizer que uma boa dieta pode baixar o risco de demência, precisamos de fazer mais pesquisa”, completa.

A equipa pretende continuar a investigação neste sentido.

Brand Story