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Descubra os 14 benefícios de usar a máquina de remo

Um treino de corpo inteiro que combina cardio e força. Este pode ser um equipamento a incluir nos seus planos para potenciar os resultados.

Remo
Pexels

Os benefícios das máquinas de remo são muitos. Para além de terem a capacidade de atingir 85% dos músculos do corpo, melhoram a postura e tonificam os membros inferiores.

Como um verdadeiro híbrido de treino de resistência e cardio, o remo pode ser um bom equipamento para ter em casa. Use-o para aumentar a sua resistência, a força ou suar no treino intervalado

Os 14 benefícios das máquinas de remo que não deve ignorar

1. É um treino de corpo inteiro

Embora aparente solicitar apenas os braços e as pernas, “a máquina de remo é única pela sua capacidade de envolver 85% dos músculos do corpo para realizar movimento”, afirma Annie Mulgrew, vice-presidente e instrutora fundadora da aplicação City Row.

Os principais músculos das pernas, braços, costas e core são recrutados, proporcionando assim um treino full body.

2. Pode ser de alta intensidade sem impacto

Este é um dos pontos mais importantes. Com uma máquina de remo, pode treinar o tempo que quiser com baixos níveis de impacto corporal. “Tenho muitas pessoas que fazem exercícios de alta intensidade na passadeira e que se lesionaram nos tornozelos e joelhos por correr muito tempo e muito rápido” diz Chris Heron, fundador e treinador principal da empresa The Engine Room.

Se gosta de correr, os treinos nas máquinas de remo podem ser um meio para aumentar a sua aptidão cardiovascular sem adicionar esforço extra às articulações.

3. Trabalha o core e os glúteos

O remo pode trabalhar a zona abdominal e glúteos simultaneamente. “O core contrai e relaxa à medida que desliza na máquina, o que significa que está a realizar um mini agachamento contínuo”, diz Carl Van Heerden, que criou a aula Lift + Row de Core Collective.

4. Pode melhorar a postura

O remo, quando feito corretamente, exige que se mantenha direita enquanto puxa.

Vicky Thornley, remadora profissional, usa uma máquina de remo indoor para se preparar para as corridas na água. Para a ajudar a realizar a técnica corretamente, a atleta explica que a primeira parte do drive deve ser realizada com as pernas. No final do drive, os glúteos e as costas são usados para ter uma força extra.

5. Trabalha os grandes músculos da parte inferior do corpo

Se acha que o remo é predominantemente um exercício para a parte superior do corpo, pense novamente. “Apenas 20% do movimento é baseado nos braços e o restante é distribuído pelo resto do corpo”, diz Chris Heron.

6. É um treino versátil

Existem benefícios tanto para o HIIT (treino intervalado de alta intensidade) quanto para o LISS (treino intervalado de baixa intensidade). Com a máquina de remo pode fazer vários tipos de exercícios.

Vicky Thornley realça que grande parte do seu treino é de intensidade constante. “Percorremos muitos quilómetros em intensidade baixa para desenvolver a nossa capacidade aeróbica, que é o que 80% de uma corrida exige”, explica.

7. Pode fazer à sua maneira

Uma das vantagens da máquina de remo é que pode adaptar as configurações à sua capacidade. Aumente a resistência de forma gradual, isto irá proteger o seu corpo.

8. Desenvolva habilidades novas

Nunca é tarde demais para parar de aprender. Dominar o remo não é diferente. “Há uma técnica para isso”, explica Chris Heron. Quanto melhor a técnica, mais eficaz é o remo.

9. Pode ajudá-la a acompanhar a evolução

Se as métricas a motivam, vai gostar das estatísticas em tempo real que uma máquina de remo fornece. Analise a distância percorrida a cada treino e compare com os registos anteriores. Este controlo pode ajudá-la a saber se está em forma.

10. É difícil relaxar

Ao realizar uma aula de grupo depois de um dia cansativo, há margem para baixar a intensidade sem que o instrutor se aperceba.

Por outro lado, no remo é facilmente percetível quando não está a dar o seu melhor. Este equipamento exige que haja impulso, um trabalho corporal completo. Se isto não acontecer, a máquina vai parar.

11. Pode ver resultados mais rápidos

Ao comparar o remo com a passadeira, investigadores da Universidade de Loughborough, descobriram que o corpo trabalha muito mais na máquina de remo. Se se desafiar, irá notar a diferença.

12. É um bom contrapeso aos treinos de peso corporal

A ação de puxar deste equipamento é um bom complemento para o treino HIIT. Geralmente este tipo de treino inclui muitos exercícios de empurrar, como flexões. No entanto, faltam exercícios de puxar, como remar.

13. Os treinos na máquina de remo não precisam de ser longos.

Tem pouco tempo? 15 minutos é tudo o que precisa. “Certifique-se de trabalhar consistentemente 80% da sua intensidade máxima durante esses 15 minutos, se quiser perder gordura”, recomenda Annie Mulgrew.

14. Pode ser bom para sua saúde mental.

Os benefícios físicos são óbvios, mas os benefícios mentais do remo também não devem ser subestimados.

Como escolher a máquina de remo certa

Se ainda não fez exercícios aeróbicos de remo no final do treino e está a pensar em investir numa das melhores máquinas de remo para treinar em casa, há algumas coisas que deve ter em mente antes de a adquirir: primeiramente, considere se prefere um remo aeromagnético ou magnético. Os remos aeromagnéticos podem fornecer uma resistência mais forte e personalizável para trabalhar durante o treino. Estes modelos, por norma, têm um valor mais alto, mas não se preocupe, não são uma necessidade. Uma máquina de remo padrão, também conhecida como remo magnético, irá proporcionar-lhe um bom treino.

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