
A balança até pode estar a apresentar os números tão desejados, mas a celebração terá de ficar para depois. Porquê? Porque o cabelo está a cair… e muito!
Mas antes de entrar em pânico e assumir que vai ficar careca, tenha algo em mente: O que está a acontecer é completamente normal. “Todos sabemos disso, a perda de cabelo está associada à perda rápida de peso ou à perda de peso associada ao stress”, explica o especialista em saúde capilar Ken L. Williams.
Infelizmente, quanto mais peso perde, mais propensa a perder cabelo está. E em causa estão os nutrientes, esclarece Fatima Cody Stanford, médica fisiatra especializada em obesidade.
As pessoas também não consomem proteína necessária quando perdem peso e, quando não se tem proteína suficiente, o copo tem de decidir para onde envia a proteína que tem. Enviá-la para o cabelo não é crucial para viver, por isso, os fios ficam para segundo plano e acabam por cair.
Perda de cabelo. Nem tudo são más notícias
A perda de cabelo é temporária. “Quando a pessoa para de perder peso, a perda de cabelo resolve-se por si só”, diz Warren.
Se está a planear perder muito peso e quer minimizar a perda de cabelo, então tente prestar atenção à quantidade de proteína que ingere e faça por consumir a dose diária recomendada – que pode ser à volta dos 46 gramas.
É também boa ideia adicionar algum zinco à dieta, diz Fatima Cody Stanford, uma vez que este mineral está associado ao crescimento do cabelo (assim como da pele e das unhas). E pode conseguir mais zinco com:
- Vegetais como brócolos e espinafre
- Frutas como o abacate e o figo
- Proteínas de origem animal como os ovos ou carne bovina magra
Pode também optar por um suplemento de zinco para ter a total certeza de que consome os níveis necessários. (Mas confirme primeiro com um médico).
Se começar a perder cabelo, mesmo com todos estes cuidados, Williamns recomenda a toma de suplementos de biotina ou até mesmo uma vitamina pré-natal, pois ambas têm um extra de vitaminas que o seu corpo provavelmente está a precisar.