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Depois de ler isto, vai passar a ter sempre tahini na sua dispensa

Dizemos-lhe as propriedade e benefícios desta pasta que não se fica, de todo, pela preparação do húmus.

tahini

O tahini é aquele ingrediente que equivale a uma cara familiar que reconhece vagamente: sabe que o conhece, mas não se recorda bem de onde. Falamos de uma pasta que normalmente se associa ao húmus. Mas, na verdade, o tahini está presente em muitas mais receitas. Estamos a falar de uma vasta lista desde molhos para saladas a sobremesas saudáveis, como bolachas ou muffins.

O que é o Tahini?

Vá, se calhar não é algo assim tão exótico para si, e até sabe que o tahini não é mais do que sementes de sésamo moídas. A sua preparação é semelhante à manteiga de amêndoa ou amendoim torrados: basta triturar as sementes de sésamo et voilá!

Com alguma facilidade, encontra o tahini em receitas tradicionais mediterrâneas. De facto, as suas raízes remontam ao ano de 5000 a.C., quando se cultivava sésamo na Índia, segundo o The Splendid Table. No mesmo programa de rádio, dedicado à gastronomia, sugere-se que as origens do tahini podem ser encontraras no atual Irão. Seja como for, há muita história por detrás deste versátil ingrediente.

Vamos a factos mais práticos. O tahini pode ser feito com sementes descascadas ou inteiras, mas vários nutricionistas aconselham a optar pelas inteiras já que contêm um maior valor nutricional uma vez que a semente é totalmente moída, logo, aproveitada por inteiro.

Benefícios do tahini

É aconselhável introduzir o tahini na sua alimentação? Em poucas palavras, sim. O tahini é rico em gordura (cerca de 8g por colher), sendo que a maior parte de tais gorduras são monosaturadas e polisaturadas (ou seja, as gorduras boas). Ainda assim, como em tudo, importa não abusar desde alimento, tal como não deve abusar do consumo de outros frutos secos nem de… qualquer alimentos. Pode e deve introduzi-lo na sua alimentação, mas não faça do tahini um alimento milagre que vale mais do que qualquer outro.

Além de gorduras boas, o tahini é rico em magnésio, fósforo, ferro, cálcio, zinco, potássio, metionina, vitamina E e vitaminas do complexo B. Além disso, não só contribui para uma melhor saúde cardiovascular no geral como reforça a saúde da pele e ossos. Tal resulta num menor risco de inflamação. E caso se esteja a questionar se estes não são os mesmos benefícios que as sementes de sésamo, saiba que o nosso corpo absorve com maior facilidade os nutrientes de tais sementes quando as mesmas estão moídas.

Onde comprar tahini?

Em suma, encontra-o nas prateleiras ao lado da manteiga de amendoim. Mas por ser algo menos comum, é normal que não encontre em qualquer superfície comercial. A Women’s Health aponta-lhe algumas sugestões que pode comprar online ou em loja física.

Tahini, Continente, 2,54€
Tahini, Al’fez (à venda na Auchan), 5,89€
Tahin, Celeiro, 3,44€
Pasta de sésamo escura, Seara, 3,79€

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