Menu
Inicio Saúde Demasiadas horas no trabalho? Saiba o que pode acontecer à saúde

Demasiadas horas no trabalho? Saiba o que pode acontecer à saúde

Passar mais horas no trabalho do que o suposto é meio caminho andado para colocar a saúde em risco, diz um recente estudo. E não se refere ao stress.

10 dicas para se sentir bem em teletrabalho

Que os empregos dos dias de hoje raramente têm horas ‘de saída’, todas nós sabemos, mas será que estamos plenamente conscientes dos riscos associados à excessiva carga horária? Possivelmente não.

E possivelmente também não sabemos que não é preciso trabalhar assim tantas horas a mais para que a nossa saúde fique comprometida.

Segundo um recente estudo levado a cabo por um conjunto de faculdades no Canadá, trabalhar ao longo de vários anos durante 45 horas por semana é o suficiente para aumentar o risco de diabetes tipo 2.

 

Demasiadas horas no trabalho? Temos más notícias!

O estudo, publicado na revista BJM, analisou 7.065 trabalhadores durante 12 anos e concluiu que mais cinco horas do que o habitual por cá (que são as 40 horas semanais) tem um impacto na saúde que pode causar danos a longo prazo.

Mas é esta uma consequência válida para todas as pessoas? Nem por isso. Segundo a mesma investigação, a ligação entre as longas horas de trabalho e a diabetes foi apenas notória no sexo feminino.

Fatores como o tabagismo, o consumo de álcool e o índice de massa corporal (IMC) elevado podem também tornar a situação ainda mais grave, especialmente nas mulheres.

 

Leia também

https://www.womenshealth.pt/perder-peso/nao-perder-peso-culpado-no-trabalho/

Brand Story