Menu
Inicio Saúde Deixar de fumar sem engordar? Faça isto

Deixar de fumar sem engordar? Faça isto

‘É agora que vou deixar de fumar’. Se fez esta promessa recentemente, então fique a saber como a cumprir… e sem engordar.

‘É este o ano em que vou deixar de fumar‘. É possível que esta seja uma das resoluções mais comuns. Mas uma que também, nem sempre, é cumprida até ao fim.

Se faz parte deste grupo, mas a possibilidade de ganhar peso faz com que fique relutante, está agora disponível uma ferramenta que tem tudo para ser indispensável nesta missão.

O manual Cessação Tabágica e Ganho Ponderal – Linhas de Orientação, assinado pela Direção-Geral de Saúde, pretende promover um consumo alimentar adequado no período em que se deixa de fumar.

Deixar de fumar sem engordar

São cerca de 84%, os indivíduos que, ao tentar deixar de fumar, engordam, numa média de cinco quilos após um ano.

A situação é mais premente no caso das mulheres, que têm um maior risco de aumentar peso.

Ainda assim, e em termos de prioridades, em primeiro lugar deverá estar a cessação do consumo tabágico e, só depois, a perda de peso.

Ainda que o manual sirva como um poderoso aliado neste objetivo saudável, deverá ter em conta que a ajuda de profissionais pode ser essencial para o sucesso em deixar de fumar.

Do nutricionista ao personal trainer, importa ainda passar por uma possível ajuda psicológica para lidar com questões como a ansiedade, nervosismo e dificuldade em dormir – sintomas que podem resultar da privação do tabaco.

Quer deixar de fumar sem engordar? Veja os conselhos da DGS:

  • Coma nozes, avelãs e amêndoas… mas com moderação.
  • Beba muita água.
  • Evite bebidas alcoólicas e com cafeína.
  • Opte por pastilhas elásticas sem açúcar.
  • Aposte em frutas, hortícolas e cereais integrais.
  • Faça vários lanches saudáveis ao longo do dia.
  • Pratique exercício físico.

Brand Story