
‘É este o ano em que vou deixar de fumar‘. É possível que esta seja uma das resoluções mais comuns. Mas uma que também, nem sempre, é cumprida até ao fim.
Se faz parte deste grupo, mas a possibilidade de ganhar peso faz com que fique relutante, está agora disponível uma ferramenta que tem tudo para ser indispensável nesta missão.
O manual Cessação Tabágica e Ganho Ponderal – Linhas de Orientação, assinado pela Direção-Geral de Saúde, pretende promover um consumo alimentar adequado no período em que se deixa de fumar.
Deixar de fumar sem engordar
São cerca de 84%, os indivíduos que, ao tentar deixar de fumar, engordam, numa média de cinco quilos após um ano.
A situação é mais premente no caso das mulheres, que têm um maior risco de aumentar peso.
Ainda assim, e em termos de prioridades, em primeiro lugar deverá estar a cessação do consumo tabágico e, só depois, a perda de peso.
Ainda que o manual sirva como um poderoso aliado neste objetivo saudável, deverá ter em conta que a ajuda de profissionais pode ser essencial para o sucesso em deixar de fumar.
Do nutricionista ao personal trainer, importa ainda passar por uma possível ajuda psicológica para lidar com questões como a ansiedade, nervosismo e dificuldade em dormir – sintomas que podem resultar da privação do tabaco.
Quer deixar de fumar sem engordar? Veja os conselhos da DGS:
- Coma nozes, avelãs e amêndoas… mas com moderação.
- Beba muita água.
- Evite bebidas alcoólicas e com cafeína.
- Opte por pastilhas elásticas sem açúcar.
- Aposte em frutas, hortícolas e cereais integrais.
- Faça vários lanches saudáveis ao longo do dia.
- Pratique exercício físico.