Menu
Inicio Saúde Esta deformação estranha nas unhas pode ser sinal de cancro

Esta deformação estranha nas unhas pode ser sinal de cancro

hipocratismo
hipocratismo

Existem uma série de sintomas que nos fazem preocupar de imediato e ir ao médico. Desde a perda repentina de apetite, ao aparecimento de uma mancha ou até de um caroço, estas são questões que nos fazem ficar em alerta.

No entanto, apesar de estes serem sinais óbvios de que algo não está bem no nosso corpo, existem uma série de sintomas de cancro que podem escapar ao nosso radar.

Casos concretos

Esta é uma situação que Jean Taylor vivenciou na primeira pessoa. A britânica de 53 anos começou a notar uma deformação das suas unhas das mãos e acabou por pedir ajuda, nas redes sociais.

Depois de vários comentários, Jean começou a pensar que o facto de as unhas apontarem para baixo poderia estar ligado a algum problema de saúde.

Foi então que decidiu consultar um médico de verdade para ter respostas fiáveis. Quando chegou ao hospital, foi imediatamente levada para realizar um Raio-X ao tórax, segundo se pode ler na publicação que partilhou na sua página pessoal do Facebook. Na mesma publicação pode ainda ler-se que continuou a fazer exames ao longo de uma semana.

Desde ressonâncias magnéticas a análises ao sangue, a britânica ficava cada vez mais preocupada. Após mais uma sequência de exames aos pulmões e ao coração, incluindo uma biopsia, Jean obteve um diagnóstico. Tinha cancro em ambos os pulmões.

##awareness#2 weeks ago i posted this pic on my wall asking if anyone had seen nails like this. A few google post later…

Publicado por JeanJeannie Williams Taylor em Terça-feira, 7 de agosto de 2018

Hipocratismo

“Quando as unhas começam a curvar, está muitas vezes associado a doenças no coração e nos pulmões”, explica Jean no post do Facebook. Existe mesmo um termo específico para caracterizar a deformação: ‘hipocratismo’.

De acordo com a Mayo Clinic, esta deformação acontece quando as pontas dos dedos (das mãos ou dos pés) começam a crescer e fazem com que a unha comece a curvar à medida que cresce.

Não se sabe ao certo porque é que isto acontece, mas existe uma teoria, segundo a qual, as doenças crónicas despoletam uma alteração na curvatura do leito da unha, quando há uma dilatação dos vasos sanguíneos.

“Qualquer bom médico que veja alguém com hipocratismo vai saber que essa pessoa pode ter algum tipo de doença pulmonar, cardíaca ou gastrointestinal”, explica Eric Presser, cirurgião cardiotorácico. Além disso, este pode ser um sintoma inicial de fibroses pulmonares, mesotelioma (um tumor formado por células transformadas do mesotélio), doença de Crohn e ainda Colite.

Posto isto, é possível afirmar que a maior parte dos casos de hipocratismo são doenças benignas, pelo que não é preciso entrar já em pânico. É apenas uma questão de conhecer o seu corpo e de consultar o seu médico mal note alguma alteração.

Artigo via Women’s Health


Leia também

https://www.womenshealth.pt/saude/10-cuidados-pes-no-verao/

Brand Story