Menu
Inicio Living Tomar decisões por impulso diz isto sobre a sua personalidade

Tomar decisões por impulso diz isto sobre a sua personalidade

O que é importante perceber é o porquê de darmos tanta importância ao que diz o nosso instinto, ou chamemos-lhe sexto sentido feminino.

instinto
iStock

Alguma vez tomou uma decisão apenas com base no instinto e deixou a lógica de lado? Não se sinta sozinha… Todas já o fizemos pelo menos uma vez na vida. Não importa o tema ou o motivo da decisão, mas não é incomum deixar as emoções tomarem conta das nossas decisões.

O que devemos perceber é o porquê de darmos tanta importância ao que diz o nosso instinto, ou chamemos-lhe sexto sentido feminino. Segundo o estudo publicado na Associação Americana de Psicologia, focar-se nos sentimentos e não na lógica levou os participantes a defender as suas escolhas com maior intensidade.

Este estudo consistiu num conjunto de quatro experiências, que contaram com 450 participantes. A cada participante foi-lhe pedido que tomasse decisões sobre uma seleção de objetos (DVD, canecas, apartamentos e restaurantes). De seguida, deviam justificar o porquê de terem feito umas escolhas, em vez de outras.

Quando tomamos uma decisão sem considerar a lógica subjacente à questão, mostramos mais quem somos, de verdade. As conclusões são deste estudo que diz ainda que, assim, vamos defender as nossas escolhas de forma mais intensa e ativa. Quem tomou decisões com base na intuição, mostrou-se mais certo das opções que tomava e com maior vontade de as defender.

No entanto, os autores alertam para o facto de que tomar decisões por impulso pode ser uma espada de dois gumes. Isto, porque, segundo exemplificam, alguém que escolhe um programa de exercício físico com base nos sentimentos tem maior probabilidade de o seguir. No entanto, tomar decisões de forma menos cuidada, preocupa os investigadores devido à polarização do atual clima político. Deste modo, o receio prende-se com o facto de decisões menos pensadas poderem por em causa o pleno funcionamento da democracia.


Leia Também

https://www.womenshealth.pt/living/descubra-o-melhor-pior-signo-segundo-astrologa/

Brand Story