Menu
Inicio Uncategorized Crenças, ações e resultados

Crenças, ações e resultados

Mafalda Almeida
Crenças, ações e resultados

Aquilo em que acreditamos define o que experimentamos e o que acontece na nossa vida. As nossas ações são desenvolvidas por cima de verdades nossas nas quais decidimos acreditar (consciente ou inconscientemente). Crenças levam a ações desenvolvidas de acordo com essas crenças, e essas ações leva a resultados que vão confirmar a nossas crenças. Leia de novo a frase… Faz sentido para si? É aquilo a que chamamos de “pescadinha de rabo na boca”.

Aquilo em que acredito vai condicionar as minhas decisões, as minhas ações os meus esforços, a minha energia. E obviamente os meus resultados. Dou-lhe vários exemplos: se acredito piamente que não consigo falar inglês no âmbito do meu negócio ou profissão, é bem provável que nem o tente fazer. E também é bem provável que muitas oportunidades de negócio sejam perdias ou fiquem comprometidas devido a esta minha crença.

Conheço várias pessoas que se desafiam diariamente no âmbito deste tema (aprender inglês). São pessoas que enfrentam medos (o medo do ridículo, por exemplo), de forma a conseguirem provar a elas mesmas que é possível ser / ter / fazer tudo o que quiserem. Basta definir uma meta (atingível), e correr atrás dela. Uma dessas pessoas confidenciou-me há dias numa formação que dei, que tem um enorme objetivo para este ano: conseguir falar em formato Ted Talk durante 10 minutos, em inglês. Esta pessoa acredita que consegue, e vai ser um gosto vê-la atingir essa sua meta. (já agora, se não sabe o que é uma Ted Talk por favor invista 5 minutos a pesquisar no ‘professor’ google e
fique bem surpreendido/a).

Outro exemplo? Se acreditamos que a felicidade não existe, então é bem provável que sejamos pessoas (doentiamente) insatisfeitas. É bem provável que a nossa vida de máxima performance e potencial nos passe ao lado, simplesmente porque decidimos creditar que a felicidade não existe.

E aquelas mulheres muito bem sucedidas profissionalmente que acreditam que o sucesso
pessoal (familiar) e profissional não conseguem existir em conjunto? Aquelas mulheres que
acreditam que os ‘homens decentes já estão ocupados’? E que “nunca mais vou conseguir ser feliz com ninguém”. A má notícia é que todas as suas ações (intencionais ou não) vão ser desenvolvidas no sentido de confirmar aquilo em que acreditam…. Demasiado más notícias? Não. Tenho uma solução bem fácil: decida simplesmente acreditar nas verdades opostas, mais benéficas para si. Ouse acreditar que consegue ser / ter / fazer o que deseja. E logo verá os resultados!

 

A especialista

Mafalda Almeida, Executive & Life Coach, formadora, palestrante, mentora, e autora do livro Veja em si a Melhor Mulher do Mundo.

www.mafaldaalmeida.com
[email protected]
Instagram: @mafalda_almeida_coach
Próximas acções de formação:
PICC 360 – Programa Integrado de Coaching e Comunicação 360, com Catarina Castro
e Linda Pereira | 22.02.2020
Programa Intensivo de Liderança Feminina (7ª Edição) | 16.05.2020

Brand Story