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Cortar nos hidratos. Será este o segredo da perda de peso?

É só mais uma estratégia, uma ferramenta que está à disposição para esse efeito.

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Não. É só mais uma estratégia, uma ferramenta que está à disposição para esse efeito, mas o fator que determina efetivamente a perda de peso é o corte ou a restrição calórica. Portanto, no fundo, ingerir menos energia do que aquela que gastamos.

No entanto, é importante fazer uma distinção entre aquilo que é peso e aquilo que é a melhoria da composição corporal. A pessoa não quer apenas que o peso baixe, quer sim perder gordura.

De facto, cortar nos hidratos pode inicialmente levar a uma perda maior de peso, mas que está associado a uma perda de água e não perda de massa gorda. Aquilo que os estudos nos dizem é que para duas dietas com o mesmo valor energético, não há diferença relativamente ao teor de hidratos de carbono naquilo que é a perda de massa gorda, mas há diferença naquilo que é perda de peso inicial – que se deve a uma maior perda de água quando existe uma restrição de hidratos de carbono.

A explicação tem a ver com a redução dos próprios níveis de insulina: está associado a uma maior restrição de hidratos de carbono e maior restrição de sódio e água a nível dos rins, mas temos de distinguir aquilo que é água daquilo que é gordura e perder água, do ponto de vista metabólico, não favorece em nada.

Isto é uma perda de peso ilusória e, mais importante do que isso, muito facilmente recuperável quando alguém volta a ingerir esses hidratos de carbono, portanto quando volta a uma dieta tipicamente normal e que o peso é recuperado de uma forma bastante rápida.

A resposta: Sérgio Veloso, diretor da MetaClinic.

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