Menu
Inicio Saúde Estudo científico diz-lhe o que garante mais anos de vida

Estudo científico diz-lhe o que garante mais anos de vida

E proteger o organismo contra doenças relacionadas com o envelhecimento.

anos de vida

Cortar 15% no consumo de calorias durante dois anos, pode ajudar a reduzir o processo metabólico que leva ao envelhecimento. Em simultâneo, protege o organismo contra doenças relacionadas com o envelhecimento.

A conclusão é de uma investigação publicada na revista científica Cell Metabolism, que analisou um grupo de indivíduos e concluiu que esta escolha ajudou ainda a reduzir o stress oxidativo, um processo que se encontra ligado à diabetes, cancro, Alzheimer, entre outras doenças relacionadas com o envelhecimento.

“Reduzir o consumo de calorias tem benefícios para a saúde de todos, independentemente do estado de saúde”. Assim explicou Leanne M. Redman, autora principal do estudo e professora na Louisiana State University, à CNN.

Um longo caminho

As investigações nesta área já têm algumas décadas. Desde 1930 que se sabe que a redução de calorias tem um impacto positivo nos roedores. Tal verifica-se tanto a nível do envelhecimento como da extensão da esperança média de vida.

A presente investigação vem alargar esta noção aos humanos. Assim se mostra que as mudanças previamente vistas nos animais são extensíveis à nossa espécie.

Para o futuro, Redman pretende continuar a estudar os participantes deste estudo. O foco será analisar se os indicadores mudam ao longo do tempo. Adicionalmente, prevê-se uma segunda investigação com um grupo de pessoas cujo consumo de calorias será monitorizado desde os primeiros anos de vida.

Brand Story