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Quer melhorar a performance? Vá treinar nos dias frios

A cama está a uma temperatura agradável e o frio teima em entrar pela janela, embaciando os vidros. O cenário é aconchegante, mas negue-o e vá correr.

Resista à tentação de se voltar para o outro lado do sofá e adormecer. O gelo que vê na sua janela, pela manhã é sinal de oportunidade para um treino ou para ir correr. Vai ver que vai ajudar a aumentar a sua resistência.

Pesquisas mostram que reduções da temperatura ambiente levam a que o corpo crie adaptações subtis. Os vasos sanguíneos e as artérias ficam mais estreitos. Além disso, tanto o coração como os pulmões têm de trabalhar mais arduamente para assegurar as sus funções.

Um estudo realizado em animais, pela Universidade do Norte do Arizona (EUA), chegou à conclusão de que esta resposta ajuda a desenvolver a função aeróbica dos músculos, o que na prática significa que vai receber mais oxigénio durante o exercício físico.

Na verdade, os animais desta pesquisa revelaram um aumento de 34% da capacidade máximo de oxigénio e uns impressionantes 29% de aumento da velocidade que conseguiam atingir. Tudo, claro, depois de serem expostos a temperaturas muito baixas. Deste modo, os investigadores acreditam que os resultados podem estender-se aos seres humanos. Para tal, apenas tem de fazer sessões de cardio ao ar livre, durante o inverno.

Levantar-se de manhã bem cedo para correr pode não ser o que mais lhe apetece, mas a sua saúde vai agradecer-lhe. Além do aumento do oxigénio, também vai estar a fortalecer o sistema imunitário contra possíveis gripes e constipações. Treinos no frio são, além de mais eficazes, também uma forma de treinar mais consistentemente.

 

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