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Correr quando está frio: os truques

correr ao frio

O inverno pode desencorajar qualquer runner: está frio (ou a chover) lá fora, o sofá e o novo episódio daquela série estão a chamar por si e, ainda que sejam 19h, já está demasiado escuro.

Conseguimos perceber a força dos argumentos acima mas, na verdade, não há qualquer razão para deixar de correr na estação fria. Enquanto os termómetros marcarem graus menos amigáveis, só precisa de uma dose extra de motivação e de adaptar a rotina running ao frio.

Evite correr (em espaços exteriores) quando se sentir, não corra contra o vento, ajuste o equipamento ao frio, evite poças a todo o custo (pés molhados e frio não combinam) e aproveite para levar o telemóvel consigo – caso se magoe, não convém ficar exposto à intempérie.

Reunimos 11 dicas para correr quando está frio, sem desconforto. Mas, lembre-se: se não se sentir bem a correr ao ar livre no Inverno, vale a pena ponderar a utilidade da passadeira no ginásio.

Correr melhor, mesmo quando está frio

1. Opte pela parte do dia em que está mais calor ou quando há sol.

2. Evite sempre as peças de algodão porque absorvem facilmente o suor. A peça fica molhada em contacto com a pele, o que significa que poderá constipar-se com muita facilidade.

3. Use sempre luvas para evitar que as mãos fiquem muito frias.

4. Se for correr muito cedo ou ao fim do dia, não se esqueça de usar uma peça de vestuário refletora.

5. Se transpira de forma abundante, tome um duche ou troque-se rapidamente assim que regressar a casa com a roupa molhada.

Como vencer a preguiça

6. Proponha a si própria desafios para que se sinta motivada. Idealmente desafios pequenos para que consiga cumpri-los.

7. Arranje uma amiga para as corridas ou integre-se num grupo de runners. Ser-lhe-á mais difícil arranjar desculpas para não treinar.

8. Dê ritmo à sua corrida. Corra com música.

Preparada, pronta… JÁ!

9. Faça aquecimentos mais longos do que aqueles que realiza com bom tempo e vá aumentando a intensidade.

10. Inspire pelo nariz e expire pela boca. Evite receber o ar pela boca; o frio estreita as vias respiratórias e pode afetar os brônquios.

11. Comece a correr sempre de cara para o vento e acabe de costas. Este simples truque ajudá-la-á a correr quando estiver mais cansada.

Seguiu todos os passos? Então, está pronta! Vemo-nos na pista de corrida!

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