Menu
Inicio Running Se corre na cidade, siga estas dicas de segurança

Se corre na cidade, siga estas dicas de segurança

Estes são os conselhos que deve seguir à risca, pela sua segurança, caso o seu cenário de corrida seja o asfalto no meio urbano, com tudo o que isto implica.

correr na cidade

Seja por gosto, por falta de caminhos mais calmos na redondeza ou por falta de tempo para chegar a um cenário com outras caraterística, o asfalto da cidade é a pista mais concorrida para muitos dos que moram no centro.

Se conseguir um caminho, com estas restrições, em que não tenha de parar nem uma vez, palmas, aproveite-o! Mas o mais certo é que o trânsito, os semáforos ou a simples agitação da cidade podem tornar uma simples corrida numa verdadeira aventura. Especialmente se correr com música.

Os corredores são, para todos os efeitos, peões. Quer corram na cidade ou noutros locais, como jardins. De acordo com um estudo realizado pela RACE e pela Goodyear em 2015, ocorrem cerca de 11.000 acidentes por ano (93 por cento deles na cidade), cerca de 27 por dia. Destes, de acordo com dados da Direção-Geral de Trânsito (DGT) de Espanha 367 morreram.

Em jeito de necessária chamada de atenção, a DGT propôs algumas simples dicas para correr na cidade que a deixarão em maior segurança. Para começar, corra sempre no passeio. E se em algum momento lhe for impossível fazê-lo, pela quantidade de peões que se encontram no mesmo espaço, use a estrada mas sempre pelo lado esquerdo, já que irá seguir sempre em frente. Caso a estrada esteja demasiado movimentada, não sendo seguro correr na estrada, então o melhor será mesmo procurar um caminho alternativo, menos movimentado.

Atenção às saídas

Garagens, cruzamentos ou passadeiras são também pontos a atentar para garantir que treina em segurança. E para sempre que tiver que parar: mesmo no semáforo. Avance apenas quando o sinal ficar verde, como faria qualquer outro peão.

Música? É melhor não

Quanto à música, essencial para muitos, não é recomendada a quem corre na cidade, já que tem de estar constantemente alerta, inclusive aos sons. Guarde a música para a fase de alongamentos, é a nossa sugestão. Durante a corrida, aproveite para ouvir o seu corpo e respiração e treinar novas sensações.

O telemóvel

Mas não deixe o telemóvel em casa. Pode precisar de informar alguém caso tenha um acidente. Uma atenção igualmente importante para quem corre em zonas menos movimentadas, mas mais isoladas.

Artigo via Runner’s World

Brand Story