Menu
Inicio Saúde Copo menstrual é saudável, mas tem de o usar assim

Copo menstrual é saudável, mas tem de o usar assim

Já ouviu falar no copo menstrual? Veja como usar, como lavar e as inúmeras vantagens – para si e para o meio ambiente – que este produto traz.

Copo menstrual é saudável, mas tem de o usar assim

A menstruação faz parte da rotina da mulher durante a maior parte da sua vida e sabemos que essa fase do mês nem sempre é a mais amena e divertida. Sejamos sinceras, a mulher, durante a menstruação, chega a ser uma verdadeira guerreira: dores de barriga, dores de cabeça, enjoos. Enfim. Toda uma panóplia de situações que nos deixam bastante desconfortáveis – já para não falar na quantidade de mudanças de humor e alterações repentinas de excitação para choro compulsivo.

E este é quase um super poder – que nos perdoem os homens, mas, se quando têm uma constipação, parece que o mundo vai acabar, imaginem sangrar durante cerca de 5 dias por mês, durante mais de 30 anos.

E as inovações para que as senhoras se sintam mais confortáveis durante esta fase do mês continuam a surgir. De panos passamos a pensos, tampões e agora chegam os copos menstruais. Apesar de não serem uma novidade, os copos menstruais estão agora a ganhar mais visibilidade.

Porquê? Bem, são alguns os motivos em que imediatamente pensamos: acabam por ser mais baratos a longo prazo do que pensos ou tampões, são confortáveis e são muito mais amigos do ambiente. E o último ponto ganha especial releve dado que, se pensarmos, a pegada ambiental dos produtos usados no controlo da hemorragia é gigante – um penso higiénico pode demorar entre 500 a 800 anos a decompor-se segundo o site medical daily.

E, apesar de no caso dos tampões a situação ser menos preocupante dado que levam seis meses a decompor-se porque são compostos por algodão, algumas marcas começam a usar uma maior quantidade de plástico na produção destes produtos. E como são duas opções não reutilizáveis – e porque estamos numa época em que esta questão preocupa cada vez mais pessoas – este é outro ponto negativo e que abona a favor do copo menstrual.

 

É seguro usar o copo menstrual?

Sim, usar o copo menstrual é seguro desde que tenha alguns cuidados básicos de higiene.

Palavra de ordem: FERVER!

Andrea Sousa Gomes, médica ginecologista-obstetra do Hospital CUF Descobertas explicou à Women’s Health a importância de higienizar o copo menstrual: “É importante esterilizar o seu copo antes de o inserir pela primeira vez. Para isso, mergulhe o copo completamente num recipiente e ferva por 5-10 minutos”. Depois, só precisa de aguardar até que a temperatura do copo baixe, ficando à temperatura ambiente, quando já pode colocar.

Note que, antes de tocar neste objeto deve sempre lavar as mãos com um sabonete antibacteriano suave e repetir o processo depois de inserir o copo.

De acordo com a especialista em ginecologia, o uso destes recipientes não aumenta o risco de infeção vaginal. Andrea Sousa Gomes vai mais além e explica mesmo que “comparado com pensos e tampões, alguns estudos indicaram mesmo uma diminuição do risco de infeção, desde que cumpridas as orientações de limpeza recomendadas”.

Note que este produto é feito a partir de silicone cirúrgico e é 100% hipoalergénico e antibacteriano. Por isso, “devido ao material de que é composto, o copo menstrual respeita a flora vaginal, pois não contém químicos que interfiram com o pH vaginal, não estando relacionado com frequência a cistites e / ou vaginites”, esclarece a especialista.

 

Como devo lavar o copo depois de o retirar?

Andrea Sousa Gomes recomenda que lave o copo a cada utilização com água tépida e com um sabonete sem fragrância, “retirando toda a espuma para evitar irritações da mucosa e alterações do pH vaginal”.

Além disso, no fim de casa ciclo e sempre que iniciar um novo, repita o procedimento igual a quando compra o copo: Esterilize-o, fervendo-o. Quando termina a utilização só precisa de o guardar no recipiente próprio até ao mês seguinte.

Ao reutilizar o copo mês após mês vai estar a proteger o planeta e até a sua saúde, evitando ter produtos que podem causar alguma irritação na sua zona mais sensível. Que levante a mão quem nunca ficou com uma assadura devido ao penso higiénico.

 

Uso correto

“A fim de evitar esta situação é fundamental a lavagem adequada das mãos, antes e depois da sua introdução e remoção. De seguida, o copo deve ser dobrado da forma mais confortável possível, antes de afastar os grandes lábios e inseri-lo na vagina, podendo em casos de maior dificuldade ser usado um lubrificante à base de água”.

Veja algumas opções de copos menstruais e onde comprar, na galeria.


Leia também

Podem as pastilhas dentífricas substituir a escova e a pasta?

Brand Story