Menu
Inicio Saúde Copo menstrual: saiba como usar, colocar, tirar e limpar

Copo menstrual: saiba como usar, colocar, tirar e limpar

Um guia para facilitar a sua vida. Estas são todas as suas dúvidas sobre o copo menstrual respondidas por uma ginecologista.

copo menstrual
Pexels

Uma das razões que dissuade muitas mulheres de usar um copo menstrual é que não sabem como o inserir. Mas sabia como inserir um tampão na primeira vez que o fez? O objetivo aqui é praticar e encontrar o caminho que lhe seja mais confortável.

Também deve saber que existem copos menstruais que vêm com um aplicador que facilita esta tarefa, mas se o seu não tiver um, dir-lhe-emos todas as formas de o inserir.

Os benefícios do copo menstrual

Um dos benefícios dos copos menstruais é o facto de ser reutilizável e assim mais ecológico. Daniela Sobral, ginecologista no Hospital Lusíadas Lisboa, diz que o copo menstrual “pode ser reutilizado por dez anos e por isso tem um impacto ambiental muito inferior quando comparado com pensos e tampões, que podem levar entre 100 e 400 anos a decompor-se”. Outro dos benefícios é “ser seguro, não ter risco de infeção e não libertar odores”, como afirma a especialista.

De que é feito o copo menstrual?

Um copo menstrual é uma estrutura feita de silicone em forma de taça e tem cerca de sete centímetros de altura e quatro centímetros de diâmetro. Daniela Sobral explica que “o copo menstrual é inserido no canal vaginal e encaixado no colo do útero para coletar o sangue durante a menstruação”.

Como inserir o copo menstrual?

De acordo com a ginecologista, “dependendo do copo e da preferência da mulher, o copo pode ser dobrado de diferentes formas, devendo optar-se pela com que a mulher se sinta mais confortável”.

Não se assuste se a primeira vez demorar algum tempo. Com a prática fica muito simples. Assim, o copo deve ser “dobrado da forma mais confortável possível, antes de afastar os grandes lábios e inseri-lo na vagina. Para facilitar a introdução pode ser usado um lubrificante à base de água ou só água fria”, refere a especialista.

Como saber se está bem inserido?

Se o copo menstrual estiver bem colocado, a mulher não o sente. Uma vez dentro da vagina, “o copo menstrual retoma a sua forma original, ajustando-se e formando vácuo para impedir qualquer vazamento”, diz Daniela Sobral.

Para evitar fugas de sangue, a especialista aconselha a “verificar o desdobramento correto do copo após ter sido introduzido contornando com um dedo ao longo da borda ou puxando levemente a pega”.

Como retirar o copo menstrual?

Para retirar o copo menstrual só precisa de puxar a pega ou apertar a base para quebrar o vácuo. Depois, o sangue coletado pode ser esvaziado na sanita, antes de o copo ser lavado e colocado de novo.

“No início da sua utilização pode haver alguma dificuldade em retirar o copo e isso causar algum stress, mas com a prática torna a inserção e remoção muito fácil”, diz a médica.

Ainda que algumas pessoas o retirem antes, o copo pode ser usado até 12 horas, seja de noite ou de dia. Tem maior capacidade do que outros métodos. Os tampões, por exemplo, não devem ser utilizados por períodos superiores a quatro horas, “por causa do risco de infeção”, refere Daniela Sobral.

Como é que se limpa um copo menstrual?

Para limpar o copo menstrual deve utilizar água fria corrente (de manhã e à noite). “Água muito quente pode tornar o material demasiado maleável, dificultando a sua abertura dentro da vagina”, refere a ginecologista. A limpeza do copo menstrual deve ser feita a cada 6 a 12 horas (dependendo do fluxo menstrual).

No fim de cada menstruação, recomenda-se a imersão do copo menstrual durante três a cinco minutos, em água a ferver – é fundamental que esteja totalmente coberto para ficar bem esterilizado. No fim, depois de bem seco, para evitar fungos, deve ser guardado dentro da respetiva caixa até ao mês seguinte, aconselha a especialista.

Brand Story