Menu
Inicio Treino Como tonificar em treinos de apenas 30 minutos

Como tonificar em treinos de apenas 30 minutos

O personal trainer Hugo Costa dá as melhores dicas para conseguir tonificar até mesmo quando só tem 30 minutos para treinar.

Como tonificar em treinos de apenas 30 minutos

Perder peso não é uma tarefa fácil, mas conseguir tonificar o corpo não fica nada atrás. Porém, conseguir um plano de treino que nos deixe fortes, musculadas q.b. e com pouca massa gorda não é uma tarefa impossível… nem mesmo quando tempo para treinar é pouco.

Segundo personal trainer Hugo Costa, “quando o objetivo é tonificar, os treinos contínuos variados ou os intervalados são uma opção, no entanto, não falamos apenas de perda de massa gorda, mas também ganhos de massa magra”.

E o que é que isto quer dizer? Na prática, “não nos devemos focar em demasia nos ergómetros durante o treino, pois temos também músculo para construir. Devemos, sim, proporcionar vários picos de intensidade durante o nosso treino, contudo podemos e devemos fazê-lo recorrendo ao treino funcional”.

Parte do sucesso passa também por “não menosprezar os picos baixos”, visto que “são tão importantes no processo como os picos altos”. Afinal, continua o especialista, “todo este processo de altos e baixos coloca o corpo numa situação de intensidade em que talvez até nunca o tenha sido colocado e isso produz adaptações bastante evidentes”.

“A variação de intensidades irá reverter-se em trabalho durante o treino, mas também no pós-treino. Este processo é igualmente bastante viável e utilizado nos treinos para perda de peso, mas numa fase em que a pessoa já possui alguma rotina de treino. Como responde bem ao estímulo, a pessoa poderá elevar a fasquia redefinindo as suas metas”.

 

Quando devo treinar se quero tonificar?

Tal como acontece nos treinos destinados à perda de peso, aqueles que são feitos para conseguir um corpo mais tonificado devem acontecer preferencialmente à tarde.

“À tarde penso que será a melhor opção [para treinar], tendo em conta que à noite as adaptações imediatas produzidas pelo treino a nível hormonal poderão prejudicar o sono”, diz o especialista.

Quanto às manhãs, Hugo Costa diz que poderão também não ser a melhor opção, pois esta não será “a melhor altura para desafiarmos as nossas capacidades físicas ou elevar a fasquia no que diz respeito à intensidade do treino”.

 

E que exercícios devo mesmo fazer?

“Se o tempo é um problema, então a pessoa deve optar por exercícios que envolvam simultaneamente mais grupos musculares em detrimento de exercícios que incidam sob determinado músculo em específico”.

Neste processo é importante ter o acompanhamento especializado, pois, “na fase de planeamento do treino”, a pessoa deve apostar “na variabilidade dos exercícios”. Neste caso, salienta Hugo Costa, “a pessoa não vai querer que o corpo se sinta demasiado confortável durante a sessão, pois apesar de ser bom para exercitar o ego estará a limitar os teus ganhos e evolução”.

Se tem apenas 30 minutos para treinar e quer ver resultados, então “o treino funcional e o TRX” são as opções mais indicada. “Além de darem um leque variado de opções, têm uma grande taxa de sucesso nesse campo”, frisa.

“Procurar realizar exercícios com o peso corporal” é o conselho dados pelo especialista, e não faltam opções: “desde os mais básicos como agachamentos, flexões, fundos, afundos (lunge), etc”.

 

Leia também

https://www.womenshealth.pt/treino/pt-revela-otimizar-treino-perder-peso/

Outros Artigos


Outros Conteúdos GMG

Brand Story