Menu
Inicio Nutrição Conheça os poderes de cada vitamina e os seus benefícios

Conheça os poderes de cada vitamina e os seus benefícios

E se lhe dissermos que há alimentos que ajudam a estimular e a prolongar o bronzeado? Está na hora de refazer a lista de compras!

Saúde à mesa. 10 alimentos para incluir na dieta

É já do conhecimento geral que a alimentação saudável faz maravilhas pela nossa saúde física e mental. Mas há alimentos bem comuns do nosso dia-a-dia que conseguem ir mais longe e deixar-nos com o efeito de pele beijada pelo sol durante mais tempo. Sim, leu bem.

“Uma alimentação rica em antioxidantes, em especial carotenoides (betacaroteno – percursor da vitamina A), vitamina C, vitamina E e flavonoides, combinado com uma adequada ingestão hídrica (2L-2,5L), pode auxiliar na manutenção do bronzeado e proteção da pele”, revela a nutricionista Mariana Gouveia, da Farmodiética, que aconselha “consumir regularmente” os alimentos ricos nestes nutrientes ao longo do dia, “garantindo assim uma boa reserva natural de betacaroteno e antioxidantes antes da exposição ao sol”.

Quanto à ingestão de água, os seus efeitos benéficos na pele não são novidade. No entanto, quando combinada “com uma boa alimentação”, como diz a especialista, evita-se, assim o envelhecimento cutâneo “e confere-lhe proteção dos raios UV. A água ajuda a hidratar da pele, fixa a cor bronzeada, evita a “descamação” e mantém os nutrientes ativos nas reações metabólicas garantindo um bronzeado perfeito”.

Vitamina A

“É essencial para o bom funcionamento do organismo e pode ser obtida através de alimentos ricos em betacaroteno. O betacaroteno atua diretamente na produção de melanina, pigmento responsável pela cor da pele, e também como antioxidante, protegendo as células dos efeitos nocivos dos radicais livres – moléculas instáveis que danificam a pele e promovem o aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento da pele. Existem outros nutrientes como a vitamina C, vitamina E e os flavonoides que agem como antioxidantes, complementando a ação da vitamina A no processo de proteção da pele”.

ALIMENTOS COM BETACAROTENO: “Frutas de cor alaranjada (manga, papaia e alperce), vegetais de folha escura (espinafres, rúcula, agrião e brócolos) e vegetais de cor alaranjada/pigmento escuro (cenoura, abóbora, batata doce e beterraba)”.

Vitamina C

“É essencial para a biossíntese de colagénio, estimulando a formação de novas fibras de colagénio e conferindo maior firmeza da pele”.

ALIMENTOS COM VITAMINA C: “Está presente em frutas e verduras como morangos, kiwi, citrinos, acerola, espinafres e brócolos”.

Vitamina E

“Protege as estruturas celulares dos radicais livres evitando danos na pele”.

ALIMENTOS COM VITAMINA E: “Oleaginosas (amêndoas e nozes), azeite e abacate. Já os flavonoides vão ajudar a neutralizar os radicais livres e podem ser encontrados no chá verde, tomate, morangos, uvas e cerejas, por exemplo”.

SUMOS PARA UMA PELE BRONZEADA

Agora que já sabe quais os principais aliados, que devem ser incluídos numa alimentação saudável, variada e equilibrada, a nutricionista Mariana Gouveia dá-lhe as receitas mais simples. É melhor ter a liquidificadora à mão.

Sumo de maçã, cenoura e beterraba:

1 Maçã verde
½ Cenoura crua
½ Beterraba crua
Raspas de gengibre q.b.
Sumo de maçã,
laranja e cenoura:
1 Maçã
1 Laranja
1 Cenoura
1 Mão cheia de espinafres
Raspas de gengibre q.b.

Sumo de cenoura, maçã e kiwi:

2 Cenouras cruas
1 Maçã
1 Kiwi
Raspas de gengibre q.b.
1 Colher de sobremesa de
sementes de cânhamo
descascadas

Sumo de manga, cenoura, beterraba e laranja:

1 Manga
1 Laranja
½ Cenoura crua
½ beterraba crua
Raspas de gengibre q.b.
1 Colher de sobremesa
de sementes de cânhamo
descascadas

Brand Story