Menu
Inicio Sexo Conheça os benefícios do sexo para a sua pele, de acordo com...

Conheça os benefícios do sexo para a sua pele, de acordo com a ciência

O sexo pode ajudar a equilibrar as hormonas, a expelir o cortisol, a aumentar a produção de colagénio e a retardar o processo de envelhecimento.

pele
Pexels

Enquanto faz sexo, normalmente não está a pensar em como a sua pele vai ficar bem cuidada. Mas, tal como outras atividades benéficas para si, as vantagens de ter sexo vão muito além de qualquer prazer que se obtenha no momento. De facto, fazer sexo tem efeitos físicos e psicológicos que podem beneficiar a saúde da pele das mulheres, em particular, e pode mesmo fazer com que pareçam mais jovens.

Alisa Vitti, fundadora e CEO da Flo Living e especialista em nutrição funcional e hormonas femininas, explicou ao Huffington Post que é importante definir o que significa “ter sexo”, porque nem todo o sexo é igual. “Para as mulheres, o sexo que nos beneficia é a estimulação do clítoris e acontece que alcançar o clímax não é necessário para alcançar todos os benefícios para a saúde”, explicou, acrescentando que “a maioria das pessoas confunde as palavras orgasmo e clímax. São duas coisas distintas. O clímax é o grande final. O orgasmo é tudo o resto, e quanto mais tempo se estica o orgasmo, mais óxido nítrico e oxitocina se produzirá, o que desencadeia todos os outros benefícios”.

Segundo vários estudos, a libertação desse óxido nítrico e oxitocina pode ajudar a equilibrar as hormonas, a eliminar o cortisol, a aumentar a produção de colagénio e a retardar o processo de envelhecimento. Nas mulheres, ajuda mesmo a regular a ovulação. “Quando o seu sistema imunitário, o seu sistema de resposta ao stress e o seu sistema reprodutivo têm um desempenho ótimo, a pele tem também uma oportunidade de ter um desempenho ótimo. Quando estão stressadas e com baixo desempenho, vê-lo-ão no seu rosto”, disse Vitti.

Esse impulso da oxitocina pode ser calmante e encorajar um sono melhor. Um sono repousante à noite está associado a níveis de energia mais elevados, memória melhorada, imunidade aumentada e saúde reforçada – tudo isto pode contribuir para uma pele mais saudável.

Apesar do mito de que a masturbação causa acne, pode na realidade ser a chave para a sua eliminação – todos estes benefícios podem ser colhidos independentemente de ter alguém com quem dormir (embora Vitti recomende abandonar o vibrador para passar mais tempo na fase orgásmica benéfica, em vez de atingir o clímax demasiado depressa).

Brand Story