Menu
Inicio Living Conheça o significado dos símbolos de reciclagem nas embalagens

Conheça o significado dos símbolos de reciclagem nas embalagens

Além disso, onde estão presentes os diferentes tipos de plásticos.

Pexels

Por vezes parece que tudo na era moderna é feito de plástico. O material versátil está nos nossos carros, brinquedos, embalagens, vestuário, artigos domésticos, utensílios alimentares e muito mais – mas também está a destruir as nossas ruas, a entupir os nossos cursos de água e a sufocar a vida marinha. De facto, um estudo recente diz que cerca de 8 milhões de toneladas de embalagens de plástico vão parar aos nossos oceanos todos os anos.

Muitos plásticos podem ser reciclados em teoria, mas de acordo com a Organização das Nações Unidas, apenas cerca de 9% dos resíduos de plástico gerados foram reciclados. Com todas as diferentes regras e símbolos, pode ser confuso para os consumidores descobrir exatamente o significado de cada símbolo de reciclagem de plástico e como reciclá-los. Embora o símbolo universal de reciclagem (três setas formando um triângulo) permaneça o mesmo, os números de um a sete no interior fazem uma diferença significativa.

Nota: Só porque um produto tem o símbolo das setas, não significa que seja reciclável – é apenas um indicador do tipo de plástico.

Aqui na Women’s Health, a nossa equipa é apaixonada pela sustentabilidade e pelo ambiente. Por isso, estamos aqui para a ajudar a tomar decisões mais inteligentes para a sua casa e para o ambiente. Agora, partilhamos o significado de cada símbolo de reciclagem de plástico, mais exemplos de onde cada símbolo é encontrado e como reciclá-lo.

Símbolo de Reciclagem de Plástico #1: PET ou PETE

O PET ou PETE (Polietileno Tereftalato) é o plástico mais comum para bebidas engarrafadas de utilização única, porque é barato, leve e fácil de reciclar. Representa um baixo risco de lixiviação dos produtos de decomposição. As suas taxas de reciclagem permanecem relativamente baixas (cerca de 20%), ainda que o material seja muito procurado pelos fabricantes.

Encontrado em: garrafas de refrigerantes, água, ketchup e cerveja; garrafas de elixir bucal; recipientes de manteiga de amendoim; guarnições para salada e recipientes de óleo vegetal

Reciclados em: fibra, sacos de feltro, mobiliário, alcatifa, painéis, cintas, garrafas e recipientes para alimentos (desde que o plástico reciclado cumpra as normas de pureza e não tenha contaminantes perigosos).

Símbolo de Reciclagem de Plástico #2: HDPE

O HDPE (polietileno de alta densidade) é um plástico versátil com muitas utilizações, especialmente quando se trata de embalagem. Carrega baixo risco de lixiviação e é facilmente reciclável em muitos tipos de bens.

Encontrado em: embalagens de leite; garrafas de sumo; garrafas de lixívia, detergente e outros produtos de limpeza domésticos; garrafas de champô; alguns sacos de lixo e de compras; garrafas de óleo de motor; embalagens de manteiga e iogurte; forros de caixas de cereais.

Reciclados em: garrafas de detergente para roupa, garrafas de óleo, canetas, ladrilhos de chão, canos de drenagem, madeira, bancos, casas de cão, mesas de piquenique, vedações, garrafas de champô.

Símbolo de Reciclagem de Plástico #3: PVC ou V

O PVC (policloreto de vinilo) e o V (vinil) são resistentes, pelo que são normalmente utilizados para coisas como tubagens e revestimento. O PVC também é barato, por isso é encontrado em muitos produtos e embalagens. Uma vez que o cloro faz parte do PVC, pode resultar na libertação de dioxinas altamente perigosas durante o fabrico. Lembre-se de nunca queimar PVC, porque este liberta toxinas.

Encontrado em: revestimento de arame, janelas, tubagens.

Reciclado em: painéis, caleiras, pavimentos, cabos, tapetes.

Símbolo de Reciclagem de Plástico #4: LDPE

O LDPE (polietileno de baixa densidade) é um plástico flexível com muitas aplicações. Historicamente, não tem sido aceite através da maioria dos programas de reciclagem, mas cada vez mais comunidades estão a começar a aceitá-lo.

Encontrado em: pão, alimentos congelados, sacos de compras, mobiliário.

Reciclados em: forros e latas de lixo, contentores de compostagem, envelopes de transporte, painéis, madeira, ladrilhos de chão.

Símbolo de Reciclagem de Plástico #5: PP

O PP (polipropileno) tem um ponto de fusão elevado, pelo que é frequentemente escolhido para recipientes que irão conter líquidos quentes.

Encontrado em: alguns recipientes de iogurte, frascos de xarope e medicamentos, tampas, palhinhas.

Reciclados em: luzes de sinalização, cabos de bateria, vassouras, escovas, suportes de bicicletas, ancinhos, caixotes de lixo, paletes, bandejas.

Símbolo de Reciclagem de Plástico #6: PS

O PS (poliestireno) pode ser transformado em produtos rígidos ou de espuma – neste último caso, é popularmente conhecido como a marca registada Styrofoam. O monómero de estireno (um tipo de molécula) pode infiltrar-se nos alimentos e é um possível carcinogéneo humano.

Encontrado em: pratos e copos descartáveis, embalagens de carnes, caixas de ovos, recipientes de transporte, frascos de aspirina.

Reciclado em: isolamento, interruptores de luz, caixas de ovos, respiradouros, réguas, embalagens de espuma, recipientes de transporte.

Símbolo de Reciclagem de Plástico #7: Outros

Uma grande variedade de plásticos que não se encaixam nas categorias anteriores são metidas nesta. O policarbonato é o plástico número sete, e é o plástico duro transparente que tem preocupado após estudos terem demonstrado que o BPA, um dos seus blocos de construção, é um disruptor hormonal. O PLA (ácido poliláctico), que é feito de plantas e é neutro em carbono, também se enquadra nesta categoria.

Encontrado em: Garrafões, materiais à prova de bala, óculos de sol, DVDs, iPods e caixas de computador, letreiros e expositores, certos recipientes para alimentos, nylon.

Reciclado em: madeira plástica e produtos feitos à medida.

Brand Story