Menu
Inicio Novidades Conheça melhor a nadadora portuguesa que fez história nos Jogos Olímpicos

Conheça melhor a nadadora portuguesa que fez história nos Jogos Olímpicos

Ana Catarina Monteiro tornou-se, na passada terça-feira, na primeira semifinalista da natação portuguesa nos Jogos Olímpicos. E não ficou por aí!

Ana Catarina Monteiro

A 27 de julho, Catarina Monteiro terminou a sua prova, nos 200m Mariposa, com 2:11.45, terminando na décima quarta posição da geral. Tal tempo garantiu-lhe o apuramento para as meias-finais, que competiu logo no dia seguinte, quarta-feira.

Foi nesta madrugada que a atleta alcançou um resultado inédito na natação feminina lusa, ficando em 11º lugar nos 200 metros mariposa. Ao terminar a distância em 2.09.82 minutos, Ana Catarina conquistou o terceiro melhor resultado olímpico da natação portuguesa. Embora o resultado não tenha sido suficiente para garantir presença na final desta competição, marca a história na natação portuguesa. A atleta vila-condense, de 27 anos, regressará a Portugal como a mais bem-sucedida nadadora em Jogos Olímpicos por Portugal.

O que não sabe sobre Ana Catarina Monteiro:

Antes dos Europeus, a atleta teve Covid-19. O vírus trocou-lhe os planos, já que aquela seria a altura em que teria o seu primeiro pico de forma. Mas Catarina não deixou que tal percalço a afastasse do seu sonho.

Tem 27 anos, é de Vila do Conde e foi lá, no Clube Fluvial Vilacondense, que começou a competir, aos 7 anos de idade. Já nadava desde os 2 anos de idade.

Já em 2018, com 25 anos anos, tornou-se detentora do recorde nacional de 200 metros mariposa em piscina curta.

Os Jogos Olímpicos Tóquio 2021 são a sua estreia nesta competição. Natação à parte, a atleta também praticou ballet. Mas a água sempre lhe deu mais adrenalina e por isso hoje foca-se a tempo inteiro nesta prática. Pela mesma razão, o curso de Bioengenharia, em que entrou na Universidade do Porto, também foi um plano que ficou para segundo plano.

Brand Story