Menu
Inicio Beleza Conheça as diferenças de cada tipo de pele

Conheça as diferenças de cada tipo de pele

Pedimos ajuda a duas dermatologistas para acabar de vez com as dúvidas!

Conheça as verdadeiras diferenças de cada tipo de pele

Passamos anos da nossa vida a comprar o mais variado tipo de cremes, máscaras e séruns de rosto. Escolhemos os cosméticos que achamos que melhor vão adaptar-se à nossa pele. Mas será que a conhecemos assim tão bem?

Mais do que o maior órgão do corpo humano, a pele é o espelho mais fiel da nossa saúde física e mental, das nossas emoções, das nossas reações. Mas é também reveladora do estilo de vida que temos, do local onde vivemos, do que diariamente fazemos. A pele diz tudo sobre nós, mas nós não somos assim tão capazes de dizer tudo sobre o órgão que nos veste e protege a cada segundo da nossa vida.

 

Os tipos de pele que nos vestem

É através do toque que conseguimos ter uma primeira noção do nosso tipo de pele. Seca, oleosa, um pouco flácida, já enrugada, com maior sensibilidade ao toque. Tudo isto são indicadores de como é o órgão que nos veste, mas a avaliação deve ser mais detalhada.

Segundo a dermatologista Vera Torres, do Hospital da Cruz Vermelha, devemos “apreciar quatro parâmetros”. São eles:

  1. pele oleosa ou seca;
  2. pele sensível ou resistente;
  3. pele pigmentada ou não pigmentada;
  4. pele enrugada ou não enrugada.

No entanto, cada um destes parâmetros pode unir-se e dar azo a vários tipos de pele, como acontece quando se tem a tez oleosa ou rugas.

De acordo com a dermatologista Helena Toda Brito, da clínica Epilaser (Lisboa), cada tipologia de pele apresenta características muito próprias (desde a luminosidade ao tamanho dos poros). Eis como a especialista descreve cada tipo de pele.

Conheça as verdadeiras diferenças de cada tipo de pele, segundo Helena Toda Brito:

Pele seca:

“Produz gordura insuficiente, levando a perda excessiva de água. Normalmente é pouco luminosa, com poros pouco visíveis, pode ser áspera ao toque e é mais propensa à descamação e à vermelhidão”

Pele oleosa:

É o tipo de pele que se caracteriza por uma produção excessiva de sebo e tem um “aspeto mais brilhante e espesso, com poros dilatados. Transfere facilmente a oleosidade para qualquer superfície que entre em contacto com ela”

Pele normal:

“Produz sebo em quantidade adequada, sem excesso de brilho ou secura e, geralmente, apresenta poros pequenos e pouco visíveis”

Pele mista:

É o tipo de pele em que “a zona T (testa, nariz e queixo) tende a ser mais oleosa. As maçãs-do-rosto mais secas”.

Pele acneica:

É o tipo de pele que apresenta uma “tendência a desenvolver pápulas (borbulhas), pústulas (borbulhas com pus) e/ou comedões (pontos negros)”.

Pele sensível ou reativa:

É “uma pele intolerante, que reage exageradamente a estímulos mínimos que noutros tipos de pele não provocariam reação, ficando avermelhada, irritada e com ardor”.

Outros Artigos


Outros Conteúdos GMG

Brand Story