Menu
Inicio Nutrição Congelados ou enlatados. Qual a opção mais saudável?

Congelados ou enlatados. Qual a opção mais saudável?

Este é um dilema com o qual provavelmente já lidou na altura de escolher o que colocar no carrinho de compras. A Women’s Health tem a resposta.

Congelados ou enlatados. Qual a opção mais saudável?

Este é um dilema com o qual provavelmente já lidou na altura de escolher o que colocar no carrinho de compras. Apesar de os vegetais congelados serem super práticos, bem que sabemos que os frescos são mais apetitosos.

Quanto aos legumes enlatados, sejamos honestas, são uma das melhores invenções de sempre, mas não tão saudáveis como o desejado. Para acabar com as dúvidas, ajudamos a descobrir qual destes dois processos é mais respeitoso com os alimentos mais ‘green’.

E o melhor método é…

Tal como explica a nutricionista Tânia Tinoco, o ideal é dar “sempre preferência aos legumes frescos, e só em situações SOS aos congelados ou enlatados”. Ainda assim, e se for mesmo necessário optar por um método de conservação, a especialista recomenda que tenha em conta o armazenamento pretendido.

Ou seja, menos tempo para os congelados, mais tempo para os enlatados. Na altura de consumir, os legumes enlatados devem ser bem lavados para remover o excesso de sódio (presente para ajudar na conservação).

Já os congelados devem estar o menor tempo possível expostos ao ar, para controlar a oxidação. Se prefere optar pelos frescos, anote na agenda um ou dois dias da semana para ir ao mercado.

 

Congelados ou enlatados: A especialista aconselha…

  • Os legumes devem estar o menor tempo possível expostos ao ar, água e calor para evitar a perda de nutrientes.
  • Para congelar estes alimentos deve proceder-se à técnica de branqueamento, que conserva melhor os valores nutricionais, sabor, cor e textura. Assim, deverá lavar e cortar os legumes, imergi-los em água a ferver durante alguns segundos e depois em água fria.
  • Deixe escorrer a água para evitar a formação de cristais nos legumes e coloque-os em sacos, retirando todo o ar.

Outros Artigos


Outros Conteúdos GMG

Brand Story