Menu
Inicio Sexo Torne os seus momentos íntimos mais ecológicos

Torne os seus momentos íntimos mais ecológicos

Sem descurar da saúde e proteção, há hábitos a mudar pelo bem do nosso planeta… em todos os aspetos do quotidiano que possa pensar.

Como tornar a sua vida sexual mais ecológica

Comemos menos carne, trocamos o plástico pelo bambu e pelo aço. Passamos a usar o copo menstrual; dizemos não à moda fast fashion em prol de um vestuário produzido de forma mais consciente.

Estamos no caminho certo para deixar uma pegada mais verde no planeta, e a tendência é continuar. Mas há mais a fazer. As mudanças de rotina, que não devem ser tomadas de um dia para o outro, mas que são adaptadas ao nosso dia a dia, são bem mais extensas do que se possa pensar.

No caso da vida sexual, pouco se fala do lado mais ecológico, mas o certo é que cada vez mais marcas apostam em versões amigas do ambiente. O preservativo é feito de plástico, os vibradores também, e os lubrificantes obrigam à utilização de químicos. Que solução?

Brinquedos sexuais e não só… tudo biodegradável

O site online Package Free Shop vende todo o tipo de produtos ecológicos. Desde cestos para o animal de estimação aos copos menstruais, há também espaço para produtos relacionados com sexo. Os vibradores, da marca Gaia Eco, apresenta-se como ‘os primeiros vibradores ecológicos do mundo’. São há prova de água, conta com vários níveis de vibração e estão disponíveis em vários tamanhos – por que não optar por esta versão mais verde?

Ao The Guardian, uma das responsáveis pela loja online contou que os vibradores esgotaram de muito rapidamente, desde o seu lançamento, em janeiro deste ano. “As pessoas estavam loucas com esta novidade. Ficamos incrédulos pelo feedback”.

Também na Package Free Shop se encontra disponíveis os preservativos biodegradáveis que a marca Sustain Natural garante serem a versão mais sustentável atualmente disponível no mercado. São maioritariamente compostos por latex natural, e apenas o lubrificante é de silicone. E sim, ambos os produtos estão disponíveis para enviar para Portugal.

No caso dos preservativos, esta não é a primeira marca a apostar em versões mais verdes. De marca para marca, varia-se entre os que são vegan e os que são biodegradáveis, mais ainda não se propôs um que fosse totalmente ecológico.

Lubrificantes? Não tão natural

É um mercado em crescimento, e no caminho certo. Estudos de mercado apontam que 43% dos millenials usam lubrificantes. Fazem-no por questões de maior prazer e duração e procuram a versão mais natural possível, já que os tradicionais são-no pouco.

A atriz Gwyneth Paltrow sugeriu o que para alguns pode ser óbvio – os óleos naturais. No caso de Paltrow, a sugestão passou pelo óleo de coco, mas nem este nem outras versões naturais são compatíveis com o preservativo.

Na procura da melhor solução, a marca ‘Yes’, focada em produtos de intimidade orgânica, conta com várias opções de lubrificantes à base de água. O desafio, para esta ou outras marcas semelhantes, está em encontrar a fórmula que não careça de óleos naturais nem de químicos.

Haverá solução?

O mercado está a crescer, mas o uso de silicone«, bem como de químicos, é ainda essencial a tais produtos. Até hoje, é só assim que se garante a sua eficácia e segurança.

Mas mesmo ainda sem uma solução a 100%, não há dúvida de que para lá caminhamos. Assim provam várias marcas, principalmente a nível do estrangeiro.

Brand Story