Menu
Inicio Horóscopo Como sobreviver a mais um Mercúrio retrógrado

Como sobreviver a mais um Mercúrio retrógrado

O Mercúrio retrógrado pode ser uma boa desculpa para abrandar o ritmo e fazer uma revisão da sua vida.

O planeta mais próximo do Sol entrará em retrogradação no dia 10 de maio e voltará ao seu movimento direto no dia 3 de junho. Mas, afinal, o que é que isto quer dizer? Em termos práticos e astronómicos, significa apenas que o planeta alterou a sua velocidade e que quando é observado da Terra parece que está a movimentar-se para trás.

No mundo da astrologia, o Mercúrio retrógrado tornou-se tão popular que deu origem a vários memes pela Internet, a mensagens nas roupas de grandes marcas e a um site onde conseguimos saber se neste momento este planeta está retrógrado e, se podemos, então, justificar o nosso dia menos bom.

Apesar de a Internet ter tornado este movimento representativo de um período menos positivo, onde podem acontecer alguns infortúnios, a verdade é que para a astrologia, este movimento representa uma oportunidade para um momento de revisão relativamente aos temas que este planeta rege.

Afinal, o que é o Mercúrio retrógrado?

Mercúrio é o planeta que na astrologia representa a comunicação, os transportes, a informação, as trocas e a mente cognitiva. É aquele que nos permite assimilar mensagens, ideias e códigos.

Quanto este planeta entra no seu movimento retrógrado, o que nos é pedido (de uma forma geral e não individual) é que seja feita uma avaliação na forma como comunicamos com o outro e também na maneira como consumimos informação e fazemos dela a nossa palavra.

Gémeos quer saber um pouco de tudo. Por isso, quando Mercúrio está retrógrado neste signo pode existir uma tendência para não avaliarmos os factos até à última instância. Além disso, podem surgir atrasos e imprevistos, uma vez que, este é o planeta que rege as trocas, os transportes e outros temas semelhantes.

O que fazer e não fazer

Como este movimento retrógrado vai acontecer no signo de Gémeos – o signo da comunicação – a nossa mente pode estar mais confusa durante este período, e as palavras podem não ser transmitidas da forma que pretendemos. Por isso, é indicado que durante este período não sejam tomadas decisões muito importantes e que envolvam acordos com os outros, como por exemplo, assinar um contrato de trabalho.

No entanto, não quer dizer que temos de parar as nossas vidas só porque o Mercúrio está retrógrado. Devemos ter plena consciência de que o Mercúrio retrógrado, tal como outros trânsitos astrológicos, não é algo que nos impossibilita de viver a nossa vida.

Podemos é aproveitar o momento para revermos assuntos que deixámos pendentes no passado, pois este movimento está relacionado com três 3 R’s: refletir, rever e refazer. Além de este ser um pedido de reflexão, também pode ser aproveitado para mudar hábitos e retomar a alguns que deixámos a meio como, por exemplo, regressar ao ginásio ou voltar a ler aquele livro que desistimos por algum motivo. Podemos aproveitar, ou não, a escolha é sempre nossa.

Próximas datas de mercúrio retrógrado

Como Mercúrio é o planeta mais rápido do nosso sistema solar, este entra em movimento retrógrado entre três e quatro vezes por ano, durante 3 semanas.

Aqui ficam as próximas datas de 2022:

  • 10 de setembro a 02 de outubro;
  • 29 de dezembro a 18 de janeiro de 2023.

Brand Story