Menu
Inicio Nutrição Como saber se anda a abusar do sal

Como saber se anda a abusar do sal

… e quais as consequências que este hábito traz à sua saúde.

Quando os planos para o jantar são uma noite mexicana, sabe que não tem como fugir de uma dose extra de sódio. Mas a par destas comidas obviamente salgadas, há mais ingredientes a que deve estar atenta… bem mais do que possa imaginar, na verdade.

Além do sal com que conscientemente tempera a comida, muito mais sal está a escapar para o seu prato. Na dúvida, comece por assumir que qualquer comida processada que ingira contém altos níveis de sal.

Se o compra em formato compacto, se é pre-feito ou se vem congelado, tem sal. Consequentemente, sabe-se que o sal em excesso irá levar ao aumento da pressão arterial, inchaço e retenção de líquidos.

De acordo com as mais recentes diretrizes sobre o tema, aconselha-se ao consumo diário de cerca de uma colher de chá de sal; mas tanto os americanos como os portugueses ingerem bem mais do que isto. No caso nacional, o consumo médio ultrapassa a dose diária recomendada em mais do dobro.

Contra isto, vários são os alertas a nível médico e mil e uma receitas propõem temperos alternativos que comprovam que não precisa assim tanto de sal.

Antes de mais, nada como perceber se, de facto, está entre os muitos portugueses que abusam na quantidade de sal com que temperam a sua alimentação.

  1. Está sempre com sede

O sódio tem o papel de ajudar o nosso corpo a equilibrar os fluidos presentes no organismo e é por isso que não o deve negar por completo: o sódio presente no sal ajuda a garantir que haja fluido dentro das nossas células. Ao levar à sensação de sede, o corpo está a enviar a mensagem de que não tem água suficiente para suportar a quantidade de sódio já presente no sistema.

  1. Sofre muito com o inchaço

Refeições ricas em sal tentem a resultar em algum inchaço. Quando há sódio em excesso no sangue, a água deixa as células, o que resulta no tal inchaço. Altos níveis de sódio, seguidos de altos níveis de fluido apresentam-se sobre a forma de inchaço. Tal acontece principalmente na zona da barriga, mas também os dedos podem revelar este consumo em excesso.

  1. Tem dores de cabeça

Se já sofreu com dores de cabeça sem qualquer razão aparente, reveja aquilo que comeu ao longo do dia. O sal em excesso pode levar à expansão dos vasos sanguíneos no cérebro. É isto que pode resultar em dores de cabeça bem fortes.

  1. A comida não lhe sabe muito bem

Além de todas as consequencias, a perda de paladar pode também ser uma consequência. A lógica é simples: quanto mais sal comer, mais estímulos semelhantes o seu organismo irá pedir para chegar àquela sensação. Este é um dos problemas que dificulta a mudança de hábitos, contudo, se fizer o esforço de mudar, depois de se habituar aos novos temperos nem irá conseguir voltar a saborear os pratos que antes comia.


Artigo via Women’s Health Reino Unido.

Brand Story