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Como posso melhorar a performance enquanto perco peso?

Não é impossível melhorar o rendimento enquanto se perde peso. Mas para tal, tenha isto em atenção.

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Como já explicamos aqui, num artigo onde relacionamos a alimentação com a performance desportiva, os especialistas entrevistados explicaram a importância que a alimentação tem no aumento do rendimento. Uma vez que estando em déficit calórico a ingestão de calorias, tal como o nome indica, é menor, poderá questionar-se se o cenário se mantém ou se existe alguma condicionante.

Provavelmente sabe que o princípio base para perder peso e gordura é manter o déficit calórico (gastar mais calorias do que ingere). No entanto, deve ter em consideração que uma restrição exagerada pode colocar o seu rendimento e saúde em risco, “cortes drásticos até podem levar a resultados ‘visíveis’ mais rápidos, mas também a uma deterioração considerável da performance” explica o nutricionista João Pedro Martins.

Mas que tipo de restrição está a fazer?

Segundo o profissional, “é importante que durante um processo de perda de peso, evite uma baixa disponibilidade energética, isto quer dizer que nunca deve haver uma ingestão abaixo das 30kcal/kg de massa isenta de gordura”. Como manifestações mais comuns deste corte calórico, João Pedro Martins, aponta a diminuição da função imunológica, da frequência cardíaca, da força muscular e da densidade mineral óssea. “Estas manifestações, assim como os distúrbios na menstruação, ocorrem devido à “baixa disponibilidade energética e são definidas como a Tríade da Mulher Atleta (RED’S)”, refere.

Dicas para melhorar a performance

Para melhorar o rendimento enquanto perde peso, vários estudos científicos apontam para um défice de 500kcal, que deve ser acompanhado por um bom aporte de proteína e pelo treino de força, diminuindo desta forma, as perdas de massa magra e a possibilidade de colocar a performance em risco.

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