Menu
Inicio Living Como pode ajudar a combater os fogos da Amazónia

Como pode ajudar a combater os fogos da Amazónia

Só este ano, a floresta tropical da Amazónia já sofreu com cerca de 73 mil fogos. Uma escala bastante superior à do ano anterior e que afeta todo o planeta. Saiba como agir.

Os fogos da Amazónia, zona mais afetada em termos de incêndios no Brasil, não param de crescer e a contabilização de fogos feita até hoje confirma que 2019 é o ano de recorde neste sentido, com 72,843 fogos contabilizados. São tantos, que já é possível fotografar o fumo consequente pela NASA.

Várias são as imagens partilhadas nas redes sociais com a hashtag #PrayforAmazonia, por quem sente a impotência de ajudar esta que é a maior floresta tropical do mundo. Mas há mais a fazer.

A Progression Foundation, fundação que defende os direitos dos animais e do ambiente, partilhou uma lista de oito ações que podem e devem ser postas em prática durante os fogos e depois disso, por quem queira ajudar a combater este mal, mesmo ao longe.

Proteja um acre

‘Protect na acre’ é um projeto que protege zonas florestais ameaçadas, bem como as comunidades que coexistam e dependam destas regiões para sobreviver. Ajudar este projeto passa por doações que podem ser feitas diretamente no site da Protect na Acre.

Ajude a comprar áreas desta floresta tropical

Pode fazê-lo através da Rainforest Trust, que desde 1988, esta organização já salvou 23.091.559 acres (unidade de medida usada para medição de terrenos

Apoie as populações indígenas

Várias são as populações cuja sobrevivência depende desta floresta tropical. A Amazon Watch faz por os apoiar e aceita doações que sustentem este mesmo apoio

Reduza o consumo de papel e madeira

São cada vez mais as alternativas mais ecológicas e amigas do ambiente que podemos usar no dia a dia. No site da Rainforest Alliance encontra produtos certificados como seguros para as florestas tropicais.

Apoie projetos de arte, ciência e outros que alertem para o caso da Amazónia

O site Amazon aid Foundation foi criado com este mesmo propósito. Lá encontra toda a informação para se manter a par do que se passa nesta floresta.

Ajude a proteger os animais que vivem na selva

A fundação WWF – World Wide Foundation – conta no seu site com um espaço dedicado à Amazónia. Através do site pode doar, adotar ou juntar-se à causa.

Reduza o consumo de carne bovina

É normalmente encontrada em hambúrgueres e outros produtos processados, de fast food, cuja produção é altamente poluente.

Assine uma petição

Esta é uma forma de se fazer ouvir. Através deste link da GreenPeace, além da possibilidade de doar algum montante, pode assinar a petição que tem vindo a recolher assinaturas para posteriormente ser entregue ao Governo Brasileiro com a mensagem de que é crucial salvar a floresta da amazónia e proteger as terras que são casa das comunidades indígenas.

Note-se que as árvores são a primeira linha de combate ao aquecimento global. Ao serem totalmente destruídas, como tem vindo a acontecer, as consequências para o planeta serão bem maiores do que a maioria possa pensar.

Combater os fogos da Amazónia ou, no mínimo, tentar atenuar os seus efeitos, é por isso um dever de todos nós.

Veja na galeria de imagens algumas das publicações partilhadas com a hashtag #PrayForAmazonia. Se também as quiser partilhar, não deixe de mencionar as páginas de apoio a esta floresta tropical.

Brand Story