Menu
Inicio Covid-19 Como os doentes com Parkinson são acompanhados durante a terapia

Como os doentes com Parkinson são acompanhados durante a terapia

No âmbito do dia mundial do Parkinson, que se celebra hoje, a APDPk lança um manual de exercícios para fazer em casa bem como uma linha de apoio.

Parkinson

Em fase de isolamento social, por culpa da pandemia de Covid-19, “é importante que os doentes não deixem a terapia”. Assim alega a Associação Portuguesa de Doentes com Parkinson (APDPk), que agiu para garantir o máximo – aos doentes e seus cuidadores – de apoio possível durante a quarentena.

Fá-lo com o lançamento de um manual que compila exercícios de fisioterapia, terapia da fala e conselhos. Tudo, para garantir que a associação continua a apoiar os doentes, já que as sessões habitualmente organizadas na associação deixaram de ser uma possibilidade.

“Sem algumas dessas terapias, os doentes poderiam regredir no que diz respeito à melhoria dos sintomas”, explica Ana Botas, presidente da APDPk.

A par do manual, que pode ser consultado aqui, a mesma associação passou a disponibilizar uma linha de apoio, “pensada nos doentes e cuidadores que muitas vezes nos procuram com questões práticas bem como para nos pedir estratégias para lidar com a depressão e ansiedade, muito características da doença de Parkinson”, refere ainda a presidente.

A APDPk prova assim que é possível manter-se o apoio e contato com quem mais precisa, mesmo quando o contato físico é evitado ao máximo, de forma a respeitar o distanciamento e proteção sugeridos pelas autoridades de saúde.

Importa, no entanto, realçar que a Doença de Parkinson não corresponde a um fator de risco para complicações mais graves de infeção pelo novo coronavírus. No entanto, “é reconhecido que a idade, por si só, aumenta o risco de complicações. As pessoas com Parkinson devem assim adotar os mesmos cuidados das pessoas da mesma idade e que não têm a doença”.

Por fim, e relativamente à medicação, a APDPk garante não haver necessidade de alteração da medicação habitualmente tomada por tais doentes.

Brand Story