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Como o pequeno-almoço influencia a TPM

Começar o dia com um pequeno-almoço saudável pode fazer por si mais do que imagina, durante os dolorosos dias de menstruação.

pequeno-almoço

A menstruação é um processo fisiológico bastante importante… mas porque não é mais tido em consideração? Poderemos fazer algo para melhorar os sintomas, através daquilo que comemos, por exemplo?

A resposta é sim. Mas antes de lhe apresentar uma ementa, há que entender um pouco melhor o ciclo menstrual. Como sabe, o ciclo dura aproximadamente 28 dias e é dividido em três fases principais:

  • Fase folicular, do dia 1 ao 14. Subdivide-se por sua vez em dois momentos: no primeiro, que dura 3 a 5 dias, ocorre a menstruação, ou seja, o descolamento do endométrio; e o segundo, durante o qual o tecido se regenera lentamente. É neste segundo momento que o corpo mais carece de nutrientes
  • Ovulação, do dia 14 ao 16. Aqui o corpo liberta o óvulo do folículo, que será transportado para o útero.
  • Fase lútea, do dia 17 ao 28, durante o qual o útero se prepara para a fertilização do óvulo.

Ora, durante a menstruação, a sensibilidade aumenta devido à insulina. Por outras palavras, as células estão mais recetivas à estimulação da insulina, logo, absorvem mais facilmente a glicose presente no sangue. Esta é pois a altura ideal para restaurar os níveis de hidratos de carbono, principalmente se realiza treinos de alta intensidade de

Tal aumento pode também ser benéfico a nível psicológico, uma vez que acaba o eventual stress ocorrente do défice calórico por que passaria naquela altura.

Que pequeno-almoço escolher?

Chocolate e nozes, devido ao seu conteúdo em triptofano. Falamos de um aminoácido que promove a produção de serotonina, responsável por melhorar o humor.

A par disso, já referimos os hidratos de carbono, mas importa dar preferência aos do tipo complexo. Escolha frutas e legumes frescos, bem como alimentos ricos em fibras. Por último, evite a todo o custo o consumo de alimentos processados, ricos em sal, cafeína ou outros estimulantes e álcool.

Além de a ajudar ao longo do dia, um pequeno-almoço preparado com tais cuidados ajudá-la-á a manter o foco durante o resto do dia.

Artigo via Women’s Health Espanha

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