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Como otimizar a sua saúde em menos de 1 minuto

Estas dicas rápidas vão ajudá-la a sentir-se melhor – física e mentalmente!

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Mente sã em corpo são é um desejo praticamente universal. Contudo, grande parte do que podemos fazer para nos mantermos saudáveis é um trabalho para a vida toda, certo?

Errado! Saiba que nem tudo precisa de ser demorado e existem (muitas) ações que lhe ocupam apenas segundos e podem fazer uma grande diferença no seu dia-a-dia.

Tem um minuto? Então confira as dicas da Women’s Health para melhorar a sua saúde em casa.

Utilize fio dentário

O uso regular de fio dentário evita que a comida e as bactérias se acumulem nos espaços entre os dentes, prevenindo problemas de saúde oral.

Bocheche com elixir oral

Sabia que basta bochechar por 30 segundos, para expor todos os seus dentes às propriedades antibacterianas de um elixir oral? Está na altura de experimentar.

Beba água ao acordar

Ao beber um copo de água pela manhã combate a desidratação da noite e ajuda a ativar rapidamente os órgãos principais, fazendo com que acorde mais rapidamente.

Capriche no pequeno-almoço

Se incluir proteína na sua primeira refeição contribui para manter estáveis os níveis de açúcar no sangue e vai ter mais energia ​​durante a manhã.

Invista nas leguminosas

Comer leguminosas diariamente, como feijão ou grão, é um fator comum entre as pessoas que vivem mais tempo. Contudo, se comprar enlatados, lave bem em água corrente para retirar o excesso de sal e amido.

Faça uma pausa a meio da refeição

Divida a comida que tem no prato em duas metades iguais antes de começar a comer. Faça uma pausa após a primeira metade para reavaliar a sua fome e opte por parar se já estiver satisfeita.

Tempere os seus hidratos

Se vai comer alimentos ricos em hidratos de carbono, comece por temperá-los com um pouco de azeite ou vinagre. A gordura e o ácido podem diminuir consideravelmente o seu impacto glicémico.

Prepare uma caneca de chá

O chá é uma bebida de fácil preparação e com um impacto muito positivo na saúde, devido às suas propriedades antioxidantes e de fortalecimento do sistema imunitário.

Opte por snacks saudáveis

As frutas e os vegetais frescos são uma ótima fonte de fibras, vitaminas e minerais. Por isso, tire um minuto para preparar uma peça de fruta ou legume para usar como snack durante o dia.

Mantenha-se ativa

Sobretudo em tempo de confinamento, é essencial combater o sedentarismo. Reserve uma pequena parte do seu dia para praticar exercício físico e sentir-se-á muito melhor.

Fortaleça os seus ossos

Sabia que correr pelo menos um minuto por dia pode melhorar a sua saúde óssea em 4% após a menopausa? De acordo com um estudo da International Journal of Epidemiology, bastam 60 segundos para reverter o declínio de densidade mineral dos ossos.

Trabalhe com o seu peso corporal

Quando não tem tempo para um treino completo, faça um minuto de agachamento com peso corporal. O agachamento fortalece as pernas e aumenta o fluxo sanguíneo em todo o corpo.

Suba escadas a correr

Subir 60 degraus em 20 segundos, três vezes por dia, três dias por semana, durante seis semanas. Decorou? Esta é a receita para melhorar a sua saúde cardiovascular em cerca de 5%, de acordo com um estudo da Canadian Science Publishing.

Ajuste a temperatura

Depois de jantar, desça a temperatura ambiente dois a três graus e volte a fazê-lo novamente antes de dormir, até atingir os 18°C. Se a temperatura média for mais baixa, tem tendência a dormir profundamente e a acordar menos vezes durante a noite.

Escureça os ambientes

Quando começar a anoitecer, deixe a escuridão entrar dentro de casa e diminua a intensidade das luzes interiores. Assim, vai aumentar a produção corporal de melatonina, hormona de efeito sedativo que vai ajudá-la a adormecer mais rapidamente.

Cuide do seu rosto

A aplicação diária de protetor solar é essencial para manter a pele do seu rosto saudável. Ao espalhar, não esqueça as áreas junto às pálpebras e ao nariz.

Proteja a sua pele

Dedique mais alguns segundos à sua pele e aplique protetor solar nas costas das mãos, pescoço e orelhas. Estas zonas não devem ser descuradas, pois são locais comuns para vários tipos de cancro de pele.

Seque bem as mãos

Se dedica algum tempo a lavar bem as suas mãos, não deixe de as secar igualmente bem. Mãos húmidas são mais suscetíveis aos germes.

Envolva-se no mindfulness

Encontre um relógio com ponteiro dos segundos e concentre toda a sua atenção no movimento do ponteiro ao longo de um minuto. Ao praticar este exercício, está a trabalhar a sua atenção, que a longo prazo tem benefícios mentais e emocionais.

Respire fundo

Respire fundo e concentre-se exclusivamente na sua respiração. Encha os pensamentos de coisas positivas, relaxe e o dia vai certamente correr melhor.

Seja melhor consigo mesma

Quando estiver prestes a dizer algo mau ou humilhante sobre si mesma, pense se isso seria algo que dissesse à sua melhor amiga. Seja mais benevolente com as suas próprias atitudes e procure melhorar a cada dia, sem pressões exteriores.

Envie uma mensagem a quem mais gosta

Um ato aleatório de bondade pode fazer a diferença no seu humor e no da pessoa que o recebe. Reserve uns segundos do seu dia para enviar uma mensagem com um elogio sincero a quem mais gosta.

Levante-se

Estar sentada durante grande parte do dia promove o sedentarismo e pode aumentar o risco de doenças cardíacas. Levante-se um pouco a cada hora, vai fazer-lhe bem!

Acalme as dores nas costas

Para mitigar as dores nas costas e fortalecer os músculos, sente-se direita numa cadeira, coloque as mãos nas coxas e relaxe os ombros. Rode os ombros para trás e segure as costas nessa posição por cinco segundos. Repita três a quatro vezes por dia.

Fortaleça a zona pélvica

Contraia (e solte) os músculos que usa para interromper o fluxo de urina durante alguns segundos. Ao praticar este exercício regularmente fortalece a sua zona pélvica e pode prevenir problemas como a incontinência.

Apalpe regularmente o peito

A prevenção é a chave do sucesso, por isso, tire um minuto por mês para fazer a palpação da mama. O ideal é fazê-lo durante a primeira semana da menstruação, quando os efeitos hormonais no tecido mamário são menores.

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