Menu
Inicio Living Como melhorar a motivação e prevenir a procrastinação?

Como melhorar a motivação e prevenir a procrastinação?

São vários os estímulos e as pessoas estão cada vez com uma atenção mais dividida e menos focada.

motivação, procrastinar

O uso de metáforas positivas é uma excelente forma de melhorar a motivação já que são símbolos que podem criar intensidade mais depressa que as palavras que normalmente usamos. Torna-se fundamental não só o uso de palavras como também metáforas por terem uma maior interferência emocional.

Outra forma pode ser o uso de vocabulário transformacional uma vez que as palavras que usamos na nossa experiência tornam-se a nossa experiência, moldam as crenças e têm impacto sobre as nossas ações. Neste sentido, é muito importante a troca de palavras que enfraquecem por outras que fortalecem.

E, por último, modificadores de vocabulário, palavras que vão ajudar a relativizar a realidade existente, ao invés de dizer estou chateado acrescentar “estou um pouco chateada” ou colocar uma palavra mais breve “estou um pouco incomodada”. De forma a não enfatizar estados emocionais não existentes, aceitando igualmente a vulnerabilidade das nossas emoções.

…e para evitar a procrastinação, saiba gerir o seu tempo:

Gerir o tempo que tem de despender nas tarefas quotidianas nem sempre é fácil num mundo onde há cada vez mais solicitações. São vários os estímulos e as pessoas estão cada vez com uma atenção mais dividida e menos focada.

Neste sentido, a sugestão passa pelas pessoas explorarem a sua capacidade multipotencial dos vários temas de interesse e com criatividade conciliar e concretizar e, para aumentar o foco, em cada tarefa e atividade, recordar qual a intenção de cada ação que se faz.

Eis mais algumas sugestões que vão ajudá-la a ser mais produtiva, quer no trabalho, quer na sua vida pessoal

  • Ter em mente um objetivo
  • Dar prioridade ao que é mais relevante
  • Escolher um caminho que todos saem beneficiados
  • Escutar mais, falar menos
  • Trabalhar em equipa
  • Cuidar do corpo, mente e espírito

Uma boa gestão do tempo torna-se difícil se não cuidar do seu corpo, da sua mente e do seu espírito. Experimente meditar. Leia um livro de que goste, pratique exercício, faça yoga e, acima de tudo, siga a sua verdade, em detrimento de qualquer ideia imposta pelos outros.

A produtividade pode ser um estado com o foco no presente. Respeite o tempo, a interação saudável com as pessoas de quem gosta e realize atividades que a apaixonam.


Artigo escrito por Elisabete Sousa, Mestre em Psicologia, coach e terapeuta. Fundadora e CEO da Heal & Grow.

Brand Story