Menu
Inicio Living No verão, as suas tatuagens merecem mais cuidados. Sabe quais?

No verão, as suas tatuagens merecem mais cuidados. Sabe quais?

Como cuidar de tatuagens durante o verão? Temos aqui todas as dicas e conselhos que deve ter em conta se fez uma tatuagem recentemente.

Como cuidar de tatuagens durante o verão

Qualquer momento é bom para fazer uma tatuagem se já caiu no mundo da pintura corporal, mas é no verão que a vontade cresce: mais tempo livre, pele à vista, ideias de verão que nos inspiram… Mas, é seguro fazer uma tatuagem nesta época do ano? É uma pergunta que costumamos fazer quando temos dúvidas sobre como a tatuagem irá evoluir com a exposição ao sol, salitra ou cloro de piscinas. Mas não se preocupe, porque “sim, é seguro”, como nos confirmou María Fernández, fundadora do estúdio de tatuagem Alchemist’s Valley. Claro: “desde que sejam tomadas as devidas precauções e a tatuagem seja cuidada durante as primeiras quatro semanas após ser feita. Este é o período de cura mais importante para uma nova tatuagem”.

A especialista foi quem nos ensinou a cuidar bem de uma tatuagem no verão e esclareceu as principais dúvidas que tínhamos, com as quais certamente também se identificará.

Quanto tempo devo esperar antes de expor minha tatuagem recente ao sol?

“Um mês no mínimo. Se a tatuagem não sarar, é perigoso expor ao sol”, explica. “Pense numa tatuagem como uma cicatriz recente feita na pele. A pior coisa a fazer é colocá-la sob luz solar direta ou em água salgada”.
“Pode demorar vários meses (até três), mas o primeiro é fundamental. Após o primeiro mês a cicatriz já está fechada, para que possa voltar à vida normal sem complicações. No entanto, sugerimos continuar a aplicar um creme cicatrizante”.

Como cuidar de uma tatuagem recém-feita no verão?

  • Deixe a tatuagem coberta por três horas depois de feita.
  • Depois disso, deixe curar ao ar, a menos que O seu tatuador especifique uma forma de ação diferente.
  • Lave as mãos antes de fazer os curativos ou tocar na tatuagem.
  • Lave a tatuagem com água morna e sabão de pH neutro. Seque e aplique uma fina camada de creme cicatrizante. Se necessário, consulte um dermatologista.

A fase de cura vai durar até um mês, portanto, durante este período:

  • Lave a tatuagem suavemente sem exagerar.
  • Evite humidade.
  • Tome banhos curtos.
  • Evite banhos longos ou natação nas primeiras semanas.
  • Evite sauna, raios ultravioleta ou luz solar direta durante o primeiro mês.
  • Aplique camadas finas de creme cicatrizante três vezes ao dia durante duas semanas e uma ou duas vezes por semana nas próximas duas semanas.
  • Não coce a área da tatuagem.
  • Não pratique desportos ou atividades pesadas nos dias seguintes.
  • Natação e contacto com água salgada são absolutamente proibidos durante as primeiras quatro semanas.

E se a tatuagem for velha, que cuidados devo ter no verão?

“As tatuagens antigas, agora totalmente cicatrizadas, podem ficar ao sol sem problemas ou em contacto com a água salgada”, diz a tatuadora. “No caso de ir à praia e ficar o dia todo ao sol, sugerimos que no final do dia e no regresso a casa ou ao hotel tome banho, limpe a pele dos resíduos e depois aplique um creme hidratante em tatuagens”. E, claro, use sempre, sempre, sempre protetor solar.

Brand Story