Menu
Inicio Saúde Como acabar com a azia em poucos segundos

Como acabar com a azia em poucos segundos

Só precisa de um ingrediente!

azia

Quando sofre de azia, tudo o que quer é fazer com que aquela sensação acabe o quanto antes. Não é a única. E possivelmente já ouviu falar de certos remédios caseiros para acabar com este mal.

Acredite, uma técnica que realmente funciona é a toma de vinagre de cidra. Embora possa parecer estranho, já que é um ingrediente ácido, há uma explicação que a vai levar a querer arriscar.

O vinagre cura a azia?

Embora ‘curar’ possa ser uma palavra demasiado forte, a resposta à questão aqui feita sustenta-se numa tese de mestrado desenvolvida na Universidade do Estado de Arizona. O seu autor conduziu um estudo que incluiu uma amostra dividida em três grupos: o primeiro fez uma refeição bastante apimentada. O segundo, fez a mesma refeição, após a qual tomou um antiácido; já o terceiro, comeu a mesma refeição que os outros dois grupos, à qual adicionou o vinagre de cidra.

Aqueles que consumiram o vinagre apresentaram melhores resultados no combate à azia, à semelhança dos que tomaram os antiácidos, quando comparados com aqueles que apenas comeram a refeição picante.

Embora assuma carecer de mais pesquisas para confirmar tal resultado, o gastroenterologista Ashkan Farhadi adianta que este cuidado – o da toma de vinagre durante ou após uma refeição propícia à azia – funciona com alguns indivíduos com azia leve.

Mas como atua este ingrediente?

Quando sofre de azia, o ácido no estômago sobe pelo esófago (que faz o canal entre a garganta e o estômago) e cria irritação. É isto que causa o desconforto no peito.

O vinagre de maçã é um ácido moderado que teoricamente ajuda a reduzir o pH do estômago. “De certa forma, ao fornecer um ácido suave, estará a evitar que se desenvolva o ácido do estômago”. explica Farhadi

Importa ressalvar que esta técnica não funciona para todos.

Aliás, em certos casos, o uso do vinagre pode piora a azia. Se sofre com refluxo significativo e muita irritação, o vinagre que passa pelo esófago pode irritá-la. Tal levará a sintomas de azia ainda mais intensos.

“O vinagre de maçã pode ser útil em casos leves; mas definitivamente não ajuda em refluxo moderado a grave”, diz Farhadi. “Se tem um problema sério de azia, o melhor será experimentar medicamentos próprios para azia em vez de se ficar pelos remédios caseiros. Se tal não ajudar, consulte seu médico”, completa.

Caso a azia seja ligeira, experimente a toma de vinagre de cidra. O especialista recomenda a toma de uma a duas colheres de chá de vinagre diluído em meio copo de água. Tome com o estômago vazio como forma de diminuir o pH do estômago.

Artigo via Women’s Health Brasil.

Brand Story