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Dê o combustível certo ao seu metabolismo

Existem alimentos que podem ser bons aliados na hora de otimizar o metabolismo, tornando-o mais rápido e menos propenso a promover a acumulação de gordura.

Existem alimentos que podem, de facto, ser bons aliados na hora de otimizar o metabolismo, tornando-o mais rápido e, com isso, menos propenso a promover a acumulação de gordura.

Falamos dos alimentos com efeito termogénico, isto é, alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo por “promoverem um aumento da temperatura corporal e a aceleração do gasto energético”, explica a nutricionista Bárbara Oliveira. Já Sofia Pinto, também nutricionista, sugere que inclua estes alimentos diariamente na sua alimentação, “caso não produzam efeitos adversos para si. Especial atenção para as grávidas, lactantes e pessoas com hipertensão que deverão evitar estes alimentos”.

E que alimentos são esses que dão combustível ao organismo? É o caso, por exemplo, do chá verde, do chá preto, da canela – que além de acelerar o metabolismo, estabiliza os níveis de glicemia e controla picos de fome e vontade de doces –, do gengibre – que possui também função anti-inflamatória, antioxidante e auxilia no processo de digestão –, do café – uma chávena pode acelerar o seu metabolismo até 15%, contudo o seu efeito tende a diminuir, pois causa habituação –, do guaraná, do matcha, da pimenta, da malagueta e da água fria.

Conheça o seu metabolismo

Maiores níveis de energia

O primeiro sintoma é sentir-se mais energética, pois as vias de utilização de energia estão aceleradas e o processo digestivo é também mais acelerado, fornecendo energia mais rapidamente.

Tendência para a perda peso

Uma pessoa com um metabolismo acelerado tem maior tendência para perda de peso e com mais facilidade. Deverá ter mais atenção em casos de doença, depressão e/ou stress, pois poderá mais rapidamente perder peso mesmo estando a alimentar-se corretamente.

Menor sensação de saciedade, mais fome e maior ingestão de alimentos

Isto acontece porque o organismo digere os alimentos muito mais rapidamente e, assim, sentirá fome mais cedo, o que o poderá levar a comer mais vezes ao dia e/ou em maior quantidade.

Mais fome ao início do dia

Um sinal indicativo de uma pessoa metabolicamente mais ativa é iniciar o dia com apetite, comendo mais nesta altura do dia, pois após um período de jejum noturno prolongado, quando acorda o corpo irá querer repor energia, pelo que terá uma maior sensação de fome.


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