Menu
Inicio Nutrição É possível combater este estado emocional com a comida

É possível combater este estado emocional com a comida

A Ciência foi à procura dos melhores e pode encontrá-los aqui.

A ansiedade é muito mais do que um friozinho na barriga em momentos de tensão, é um estado emocional que oscila entre a preocupação, a insegurança, o pânico e a tristeza.

A ansiedade é, para muitas pessoas, uma patologia mental que afeta gravemente a qualidade de vida e que continua a ser incompreendida por muitos.

Das tonturas ao stress constante, passando pelos tremores de mãos, pelo bloqueio mental, o suor inesperado e pela sensação de pânico constante, são muitos os sintomas que o corpo dá perante um estado de ansiedade constante.

Uma vez que a ansiedade pode surgir à boleia de um conjunto de fatores, como traumas de infância, insegurança ou até mesmo fobias, o tratamento desta patologia é ainda uma incógnita. A única coisa que se mantém certa é que cada caso é um caso e que são várias as formas de tentar travar o agravamento.

Contudo, sabe-se que a alimentação tem um poder determinante na hora de atenuar ou prevenir estados de ansiedade. E, acredite em nós, basta seguir uma dieta saudável e equilibrada – e, claro, apostar nos alimentos e nutrientes certos.

São já vários os estudos que analisam o impacto daquilo que comemos na forma como pensamos e a verdade é que alimentar bem a nossa mente e os nossos intestinos – que são o segundo cérebro – é meio caminho andado para estimular estados de calma e promover a produção das hormonas e neurotransmissores relacionados com o prazer.

Selénio, potássio, probióticos e polifenóis são os ingredientes-chave para tentar livrar-se da ansiedade e encontram-se facilmente nos alimentos do dia-a-dia (até nos mais gulosos).

O site especializado Medical News Today compilou algumas das mais recentes investigações e listou aqueles que são os alimentos que atenuam a ansiedade.

Clique nas imagens acima e veja quais são.

 

Mais sobre este estado emocional:

https://www.womenshealth.pt/living/ciencia-formula-aproveitar-tempo-livre/

Brand Story