Menu
Inicio Nutrição Clean Label: Nova tendência alimentar?

Clean Label: Nova tendência alimentar?

Objetivo: encontrar uma alimentação o mais saudável possível. Certa desta necessidade, a indústria alimentar dá ‘novos’ nomes a tendências não tão recentes.

rótulos alimentos

Quanto mais natural, melhor. Este dogma sobre o regime alimentar não é novidade para ninguém. Quanto menos processado for o alimento, melhor será para o seu organismo. E para perceber se assim o é, há que perceber o rótulo de cada alimento.

É precisamente sob esta premissa que surge a nova tendência alimentar: o Clean Label (em português, rótulo limpo). Surgiu pela necessidade que há em reconhecer os ingredientes que compõem cada produto, levando o consumidor a conhecer ao certo aquilo que consome.

Embora seja fácil de entender, vale a pena esclarecer algumas questões que desmistifiquem por completo este conceito.

O que é um alimento Clean Label?

São produtos 100% naturais. Por outras palavras, são produtos livres de transgénicos, sem conservantes, corantes, aromatizantes, intensificadores de sabor, antioxidantes, entre outros aditivos químicos que sejam prefudiciais à saúde. Além disso, os alimentos Clean Label têm informações claras sobre os ingredientes utilizados, que estão descritos ao pormenor no rótulo. Assim, não haverá dúvidas para o consumidor sobre o que compõe exatamente qualquer produto que ingira.

Que diretrizes limitam este tipo de produto?

Não existe uma definição oficial para descrever os produtos Clean Label. Contudo, podemos afirmar que existem três diretrizes básicas a seguir:

Ser um produto 100% natural. Ou seja, composto por ingredientes ser origem natural)

A lista de ingredientes deve ser curta e simples. Por outras palavras, os poucos ingredientes presentes devem ter nomes comuns, facilmente identificáveis pelo grande público)

Ser composto por ingredientes minimamente processados. Qualque um dos produtos listados devem ter sofrido poucas ou nenhumas transformações

Porquê optar os produtos de Clean Label?

Porque são produtos livres de corantes e aromas sintéticos. São naturais, saudáveis e muitas vezes funcionais, além de conter informação clara no se rótulo.

Esta transparência é pois essencial a pessoas celíacas, veganas, diabéticas ou com qualquer outra particularidade que restrinja a sua alimentação por questões de saúde.

Como usar produtos Clean Label na minha alimentação?

Não podia ser mais simples. Basta substituir todos os alimentos ricos em corantes e conservantes pelas versões mais saudáveis, naturais e descomplicadas a nível de rótulos.

Feita a mudança, resta garantir que segue uma alimentação completa e variada, com as devidas proporções de cada nutriente, vitaminas e minerais.

Artigo via Women’s Health Brasil.

Brand Story