Menu
Inicio Covid-19 Cinco maneiras de ser mais produtiva a trabalhar em casa

Cinco maneiras de ser mais produtiva a trabalhar em casa

Quiçá quando tudo isto passar, a sua empresa adote a medida posta em prática por outros países, de trabalhar a partir de casa um dia por semana.

teletrabalho

Para muitos portugueses – e não só – o teletrabalho é uma novidade a que ainda se estão a habituar.

Em algumas empresas, o teletrabalho já era uma prática comum, nem que fosse uma vez por semana. Mas porque cá esta não era a tendência, e mesmo que o plano seja regressar ao trabalho assim que deixarmos de estar em quarentena, vale a pena saber algumas dicas para ser o mais produtiva e profissional possível.

Neste artigo, focamo-nos em cinco coisas que não deve fazer no seu escritório de casa.

  1. Não perca a responsabilidade

Está na hora de mostrar que a pontualidade é uma das suas principais qualidades. Portanto, ligue o seu computador a tempo. E, obviamente, se tiver uma vídeo chamada, não se apresente de pijama, por mais confiante que esteja com os chefes.

  1. Não se desconecte

A comunicação é vital para que o trabalho seja realizado em tempo útil. Portanto, mesmo que não precise de comunicar com os seus superiores naquele momento, mantenha-se atenta ao email e ative notificações importantes.

  1. Não saia em horário de trabalho

Esta é a principal regra de toda a quarentena, sim. Mas há exceções, como passear o cão ir ao lixo ou ao supermercado. Durante o trabalho, não saia por nenhum destes casos, mesmo que pense que vai demorar apenas 5 minutos. Os imprevistos (como uma fila para pagar demasiado grande) acontecem. Não arrisque.

  1. Não durma até tarde

É verdade que estamos a poupar tempo ao não ter de perder o tempo de caminho para o trabalho, mas evite passar diretamente da cama para o computador. Acorde cedo, tome o pequeno-almoço com calma, faça o seu chá favorito e ligue o computador mais cedo. Rapidamente perceberá que, assim que se sentar à secretária, estará bastante mais concentrado.

  1. Não se meta em tarefas domésticas

O escritório em casa pode parecer um cartão de crédito: mas esse tempo (dinheiro) não é seu e terá que pagar mais tarde. Portanto, não pense que poderá passear com o cão ou fazer yoga durante o horário de trabalho. A melhor coisa que pode fazer é concentrar-se, trabalhar e ‘sair do escritório’ a horas.

Além desses cinco pontos, lembre-se: não está de férias. Assuma a responsabilidade e ganhe a confiança da sua empresa para, eventualmente no futuro, trabalhar um ou outro dia a partir de casa.

Vai mais uma dica? Mantenha o seu plano alimentar e evite ceder às muitas tentações que inventamos na nossa própria casa.

Brand Story