Menu
Inicio Saúde Estes cinco hábitos ajudam a viver mais 10 anos, diz a Ciência

Estes cinco hábitos ajudam a viver mais 10 anos, diz a Ciência

De acordo com uma nova investigação fazer cinco escolhas para um estilo de vida saudável pode ajudar a prolongar a esperança média de vida em mais de dez anos.

A conclusão é de um estudo, agora publicado na revista cientifica Circulation, que contou com a participação de 79 mil mulheres e mais de 44 mil homens que estiveram sob observação durante mais de três décadas.

Os cinco hábitos saudáveis


Comer de forma saudável, fazer exercício regularmente, ingerir álcool de forma moderada, não fumar e manter um peso saudável
são os cinco hábitos a ter para viver mais anos. Ao que indicam os dados obtidos este tipo de comportamentos aumenta a esperança de vida das mulheres com 50 anos em 14 anos e, nos homens, em 12 anos.

Entre os indicadores de saúde, foram considerados os indivíduos com peso ideal; aqueles que faziam exercício de forma regularem durante, pelo menos, 30 minutos por dia; os não fumadores; e aqueles que ingeriam um copo de álcool ou menos por dia (no caso das mulheres), ou dois ou menos copos por dia (no caso dos homens).

Durante os 34 anos de investigação faleceram mais de 42 mil pessoas – desses, cerca de 14 mil com causas associadas ao cancro e mais de 10 mil devido a doenças do foro cardiovascular.

Contudo, aqueles que seguiam os cinco hábitos saudáveis apresentaram uma probabilidade 74% menor de morte durante o período da investigação, quando comparados com os restantes participantes que não o faziam.

Adicionalmente, o grupo saudável tinha ainda menos probabilidade de morrer de doença cardiovascular (82%) ou de cancro (65%).

Brand Story