Menu
Inicio Saúde Vídeo viral mostra o que os cigarros realmente fazem aos pulmões

Vídeo viral mostra o que os cigarros realmente fazem aos pulmões

Vale a pena parar para pensar duas vezes na próxima vez que parar para fumar.

Quer seja um fumador regular ou alguém que só pega no cigarro de vez em quando, este vídeo de cerca de 30 segundos pode muito bem tornar-se no motivo pelo qual nunca mais pegou num cigarro.

Publicado no Facebook por Amanda Eller, uma enfermeira norte-americana, com a descrição ‘Ainda tem vontade de fumar?’, o vídeo ilustra, de forma muito real, os efeitos nefastos que este hábito tem nos pulmões.

Começa por colocar, lado a lado, dois pares de pulmões. Um é saudável e cor-de-rosa, o outro, preto, enrugado e amplamente danificado devido a uma doença pulmonária grave. Depois, os pulmões são enchidos com ar através de uso de um aparelho médico que imita o processo de respiração.

https://www.facebook.com/amanda.orr.56/posts/10212156331769060

 

Pulmões saudáveis vs. Pulmões doentes

Enquanto os pulmões saudáveis se enchem e esvaziam com facilidade, os pulmões do fumador não conseguem receber o ar da mesma forma.

“Estes pulmões são cancerígenos”, explica a enfermeira. “A elasticidade desapareceu. Alargam mas não por muito tempo, já que não há nada que os ajude a manter-se abertos”, continua.

De forma muito resumida: os pulmões danificados deixam de conseguir expandir-se e contrair de forma correta – algo que explica o facto de os fumadores terem, com frequência, dificuldade em respirar.

“Não permanecem cheios de ar já que os tecidos mais delicados endurecem e deixam de funcionar como seria suposto”, explica Alexander Prokhorov, médico e professor no Departamento de Ciências Comportamentais do MD Anderson Cancer Center, em Houston, EUA.

“[os pulmões] devem ser cor-de-rosa e com um aspeto esponjoso e elástico, mas perdem tudo isso quando estão em contacto com os mais de 7 mil químicos que um cigarro tem”, comenta em entrevista ao Buzzfeed News.

Nunca é tarde para deixar de fumar e, mesmo que o faça há cinco ou dez anos, os benefícios de deixar de fumar serão visíveis na sua saúde e bem-estar. Por que não começar agora?


Leia também:

https://www.womenshealth.pt/saude/deixar-fumar-nao-engordar/


 

Brand Story