
Adora fazer listas e marcar tudo no calendário? Então vai gostar de saber que, de acordo com uma nova investigação, marcar uma atividade divertida na agenda é fundamental para conseguir equilibrar trabalho e lazer!
Um grupo de investigadores da Universidade de Ohio descobriu que, tal como acontece com as tarefas de trabalho ou outro tipo de obrigações, colocar atividades divertidas no calendário aumenta a probabilidade de que as mesmas sejam cumpridas no seu dia-a-dia.
Contudo, e de acordo com os especialistas, as atividades divertidas deverão ser agendadas tendo em conta alguns fatores, para que o efeito das mesmas não seja o contrário ao pretendido.
Como usufruir ao máximo do tempo livre
De acordo com a investigação, o ideal será marcar a atividade, mas fazê-lo de forma vaga. Desta forma, irá preservar a liberdade própria destes momentos, deixando espaço para o decorrer natural das coisas e para que o não planeado também possa acontecer. Opte, por exemplo, por estabelecer janelas temporais, em vez de horários fixos.
Outra estratégia é gerir, de forma inteligente, o tempo livre. Assim sendo, evite responder à necessidade imediata de marcar algo para aqueles 30 minutos que tem livres, ou fragmentar os fins de semana com inúmeras tarefas divertidas que podem acabar a anular-se umas às outras. Diz o estudo que terminar uma atividade divertida a meio, mesmo que seja para fazer algo igualmente divertido de seguida, pode afetar a capacidade de usufruir do momento.
Por fim, e talvez o mais importante, este estudo descobriu que é muito importante aproveitar o momento. De acordo com os dados obtidos, “a noção de atividades futuras pode, por si só, diminuir o nível de satisfação vivido durante as mesmas”. Isto acontece devido ao facto de o ser humano ter tendência para ignorar o momento e focar-se no futuro. A equipa de investigação recomenda que se evite combinar demasiadas coisas, optando antes por colocar o foco em atividades individuais.
Ler mais:
https://www.womenshealth.pt/living/15-dicas-corpo-melhor-verao/