Menu
Inicio Nutrição Estudo revela a dieta perfeita para viver mais

Estudo revela a dieta perfeita para viver mais

E se lhe dissermos que pequenas mudanças na alimentação podem fazer toda a diferença na saúde e até mesmo na longevidade?

Que aquilo que comemos diz muito sobre a nossa saúde e pode mesmo ditar quantos mais anos vamos viver, todas nós sabemos. Mas será que temos a plena consciência da melhor dieta para viver mais?

Para desfazer esta e outras dúvidas, um grupo de cientistas da Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, decidiu passar a pente fino os regimes alimentares que mais saúde e vitalidade dão.

Com a ajuda de mais de cinco mil adultos voluntários, os investigadores analisaram o impacto a nível celular e de ADN de quatro dietas classificadas como saudáveis. Foram elas a dieta mediterrânea, a dieta DASH (pensada para a saúde cardiovascular) e duas dietas criadas pelo Departamento da Agricultura dos Estados Unidos e pela Escola de Saúde Pública de Harvard e que serviram de medidores-base.

As quatro dietas têm por base o consumo de vegetais e cereais integrais, assim como de fruta e de proteína de origem vegetal, em detrimento da carne, carne processada, alimentos industrializados e açúcar (produtos comuns nas dietas dos dias de hoje).

 

Saudável à mesa… e a viver mais

Assim que foram cruzados todos os dados obtidos, rapidamente os cientistas notaram que um regime de base vegetal e isento de alimentos processados é meio caminho andado para promover o comprimento dos telómetros (estruturas de ADN cuja preservação está associada à longevidade).

Esta conclusão, publicada na American Journal of Epidemiology, foi mais notória nas mulheres, que apresentaram também uma melhor saúde celular à boleia da boa alimentação.

Dizem os cientistas que comer bem não dá apenas energia e vigor momentâneo, pode, na verdade, ser o melhor escudo protetor contra o envelhecimento precoce e contra as doenças crónicas, que tendem a aparecer cada vez mais cedo.

 

Dica WH: Se quer viver mais e melhor, então comece por incluir mais leguminosas. Saiba tudo nas imagens acima!

 

Leia também

https://www.womenshealth.pt/nutricao/encontrar-todas-vitaminas-e-minerais/

Brand Story