Menu
Inicio Nutrição Ciência dá mais um bom motivo para comer frutos secos

Ciência dá mais um bom motivo para comer frutos secos

frutos secos

Os frutos secos são dos melhores snacks que podemos ter sempre à mão. E há mais um bom motivo para comê-los!

Além de promover a saciedade (graças ao elevado teor de fibras) e de oferecer um vasto leque de vitaminas, minerais e gorduras saudáveis, este alimento é um dos melhores aliados da boa saúde. E quem o diz é a Ciência.

Segundo um recente estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, os frutos secos não só protegem o coração ao baixar o colesterol mau, como também têm um impacto positivo no microbioma (bactérias intestinais).

Mas há mais: Contribuem ainda favoravelmente para o metabolismo.

 

Comer mais vezes frutos secos

Para a investigação, os cientistas norte-americanos analisaram a saúde de 18 adultos que ou não comiam qualquer tipo de frutos secos ou consumiam uma média de 42 gramas (um punhado) duas a três vezes por semana.

Assim que compararam cada um dos participante (acompanhados ao longo de três semanas), os investigadores detetaram que o consumo de frutos secos (mais concretamente de nozes) melhorou a quantidade de três bactérias saudáveis nos intestinos: Faecalibacterium, Roseburia, and Clostridium.

Estas bactérias têm um poder probiótico e mantêm o sistema intestinal a funcionar corretamente. Além disso, são ainda um escudo protetor contra inflamações – algo que, por si só, é sinal de saúde.

O estudo foi publicado na revista The Journal of Nutrition.

 

Brand Story