
Os frutos secos são dos melhores snacks que podemos ter sempre à mão. E há mais um bom motivo para comê-los!
Além de promover a saciedade (graças ao elevado teor de fibras) e de oferecer um vasto leque de vitaminas, minerais e gorduras saudáveis, este alimento é um dos melhores aliados da boa saúde. E quem o diz é a Ciência.
Segundo um recente estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, os frutos secos não só protegem o coração ao baixar o colesterol mau, como também têm um impacto positivo no microbioma (bactérias intestinais).
Mas há mais: Contribuem ainda favoravelmente para o metabolismo.
Comer mais vezes frutos secos
Para a investigação, os cientistas norte-americanos analisaram a saúde de 18 adultos que ou não comiam qualquer tipo de frutos secos ou consumiam uma média de 42 gramas (um punhado) duas a três vezes por semana.
Assim que compararam cada um dos participante (acompanhados ao longo de três semanas), os investigadores detetaram que o consumo de frutos secos (mais concretamente de nozes) melhorou a quantidade de três bactérias saudáveis nos intestinos: Faecalibacterium, Roseburia, and Clostridium.
Estas bactérias têm um poder probiótico e mantêm o sistema intestinal a funcionar corretamente. Além disso, são ainda um escudo protetor contra inflamações – algo que, por si só, é sinal de saúde.
O estudo foi publicado na revista The Journal of Nutrition.