
Comecemos pela mensagem mais importante de todas: o consumo de bebidas alcoólicas deve ser pontual e moderado o máximo possível, sob a pena de os efeitos no organismo serem demasiado danosos e a saúde, por isso, ficar em risco.
Mas temos boas notícias para quem comete um ou outro excesso de quando em vez. A Ciência está a um passo de conseguir tornar real o comprimido anti-ressaca, sim, um pequeno fármaco que promete acabar com os enjoos e dores de cabeça depois de uma noite de copos.
Idealizado por Yunfeng Lu, “entusiasta e apreciador” de vinho e cocktails e professor de Química e Engenharia Biomolecular da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o comprimido contra a ressaca foi já testado em ratos e assume-se como promissor – faltando, claro, os resultados dos testes a realizar ainda em humanos.
O comprimido anti-ressaca
Esperado há muito, este comprimido parece uma simples invenção mas, na verdade, é o resultado de intensas investigações.
Com a ajuda do professor Cheng Ji, especialista em doenças hepáticas, Lu inspirou-se nas enzimas naturais que o nosso organismo tem e que conseguem quebrar o efeito do álcool, replicando-as de forma a que o álcool seja convertido em moléculas não nocivas que facilmente são expelidas pelo organismo.
Para já apenas testado em ratos alcoolizados, o fármaco conseguiu reduzir a quantidade de álcool no sangue em 45% e apenas em quatro horas. Além disso, os níveis de concentração de acetaldeído permaneceram baixos, reduzindo consideravelmente o risco de toxicidade do álcool no organismo.
Segundo o cientista mentor da ideia, este fármaco poderá ainda ser uma solução para tratar mais eficazmente as intoxicações por álcool, acabando por aliviar os serviços de urgência e os custos que os hospitais suportam com casos de alcoolismo pontual – o chamado coma alcoólico, comum, por exemplo, em festas académicas.
Sabe quanto tempo as bebidas alcoólicas demoram a sair do organismo? Clique nas imagens acima e descubra.
Leia também
https://www.womenshealth.pt/living/festa-calorias-bebidas-alcoolicas/