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Já nos 30? Este é o seu menu

Chegada a idade dos 30, vemos o trabalho a acumular e o tempo a fugir entre as mãos. Esta pode ser uma fase mais stressante. Quem paga a fatura? A sua saúde e, provavelmente, os seus hábitos alimentares.

Evite ‘portar-se mal’ cumprindo cinco refeições ao dia, mas sem acrescentar ingestão calórica! Se está a pensar aumentar a família, aconselha-se a toma de ácido fólico, pois os seus efeitos protetores do feto produzem-se nos primeiros vinte dias de gravidez.

Segunda-feira
  • Pequeno-almoço | Café com leite e torrada de pão integral com queijo fresco.
  • Meio da manhã | Uma barra de cereais.
  • Almoço | Lentilhas com legumes, arroz integral e uma laranja.
  • Lanche | Sumo de laranja natural.
  • Jantar | Feijão-verde ao vapor com pedaços de frango e maçã salteados. Uma pera.
Terça-feira
  • Pequeno-almoço | Pão integral, queijo fresco desnatado, café ou chá.
  • Meio da manhã | Um iogurte.
  • Almoço | Bife de vitelo com vinagre balsâmico e uma salada completa. Uma peça de fruta.
  • Lanche | Um sumo natural de fruta.
  • Jantar | Creme de lentilhas. Salada de alface com tomate e palmito. Salada de frutas com frutos secos.
Quarta-feira
  • Pequeno-almoço | Batido de morango, banana e iogurte. Uma torrada com azeite. Café ou chá.
  • Meio da manhã | Um queijo fresco.
  • Almoço | Salada com ovo, cenoura ralada, temperada com vinagrete. Arroz integral com frango.
  • Lanche | Uma peça de fruta.
  • Jantar | Sopa de espargos, frango no wok com legumes e tofu.
Quinta-feira
  • Pequeno-almoço | Uma taça de cereais com muita fibra, morangos e leite. Café ou chá.
  • Meio da manhã | Barra de cereais.
  • Almoço | Espinafres com presunto, salmão e molho de mostarda. Um iogurte.
  • Lanche | Uma chávena de chá ou um iogurte desnatado.
  • Jantar | Salada verde com tomares cherry recheados com queijo creme e pesto. Peixe no grelhador. Salada de frutas.
Sexta-feira
  • Pequeno-almoço | Sumo de laranja, torrada de pão integral, fatia de queijo light. Chá com leite.
  • Meio da manhã | Um iogurte.
  • Almoço: Uma taça de arroz. Salada César com molho de iogurte. Uma laranja e uma maçã.
  • Lanche | Um pêssego.
  • Jantar | Salada, um prato de sopa de legumes com um ovo picado. Salada de frutas.
Sábado
  • Pequeno-almoço | Café com leite ou chá. Uma taça de morangos. Duas fatias de pão integral com queijo fresco ou presunto.
  • Meio da manhã | Um iogurte.
  • Almoço | Estufado de vitela com muitos legumes, brócolos e arroz integral. Uma salada grande. Uma peça de fruta
  • Lanche | Uma barra de frutas.
  • Jantar | Húmus com pão de pita integral, salada variada e uma pera.
Domingo
  • Pequeno-almoço | Uma fatia de presunto, uma fatia de pão branco, uma peça de fruta e um iogurte.
  • Meio da manhã | Uma taça de morangos.
  • Almoço | Salada com massa integral à bolonhesa. Salada de frutas.
  • Lanche | Barra de cereais.
  • Jantar | Peito de peru na frigideira com couve ou brócolos ao vapor. Ananás.

Quer uma lista de compras que a ajude a orientar-se com uma alimentação que reflita o que lhe apresentamos neste menu? Percorra as imagens da galeria e conheça as sugestões de Ana Ni Ribeiro.


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