Menu
Inicio Saúde A bebida que não pode ingerir fora de horas

A bebida que não pode ingerir fora de horas

O consumo de chá de frutas ‘fora de horas’ – isto é, entre refeições – pode ser um verdadeiro atentado para os dentes. Mas há outros ‘culpados’.

chá de frutas

É uma das bebidas de eleição para os dias mais frios, mas o consumo de chá de frutas ‘fora de horas’ – isto é, entre refeições – pode ser um verdadeiro atentado para os dentes.

O alerta é de um estudo da Universidade College de Londres, no Reino Unido, que aponta ainda o dedo às batatas fritas salgadas e avinagradas e às águas aromatizadas. Mas não só: Existem outros alimentos a tirar saúde aos dentes.

De acordo com a investigação, publicada na revista científica British Dental Journal, a alimentação tem um peso determinante na saúde dos dentes e tanto o chá de frutas e águas aromatizadas – que são uma opção saudável – como as nada saudáveis batatas fritas de pacote podem ser responsáveis pelo agravamento da erosão dentária.

Depois de analisarem a saúde dentária de 600 pessoas – 300 com uma alimentação saudável e outras 300 com uma dieta mais descuidada -, os cientistas conseguiram ainda notar que o vinho pode ser um ‘inimigo, assim como os doces à base de fruta.

Em causa, defendem, está a acidez que estes alimentos têm e que exerce uma ação abrasiva nos dentes, deixando-os mais fracos e à mercê de potenciais problemas bucais.

Mas a culpa da erosão dentária não é apenas dos alimentos em si. Diz o mesmo estudo que consumi-los entre refeições é também um dos pontos mais críticos desta relação, pois a escovagem dos dentes raramente acontece após os snacks feitos entre refeições.

+ WH: Se é uma amante de chá e não quer deixar de beneficiar dos seus múltiplos benefícios, então opte por estas variedades.

 

Leia também

https://www.womenshealth.pt/nutricao/cha-de-hibisco-saudavel-estacao-frio/

Brand Story