Menu
Inicio Saúde Como funciona um chá detox e o que faz ao organismo

Como funciona um chá detox e o que faz ao organismo

O chá detox parece-lhe uma boa forma de se ver livre de algum peso a mais e diminuir o volume corporal? Talvez mude de ideias depois de ler este artigo.

 

O sonho de qualquer pessoa com excesso de peso? Conseguir ver-se livre desses quilos a mais tão facilmente como apenas bebendo uma chávena de um chá. Se explorar um pouco o mural de algumas redes sociais é facilmente visível algum post a promover produtos que prometem ajudar a emagrecer.

Várias celebridades e influencers já fizeram publicações nas redes sociais ou nos seus blogues sobre quais os seus chás desintoxicantes favoritos. Mas, é fundamental entender se estes produtos são seguros e as consequências que têm para o organismo.

“Quem promove este tipo de produtos geralmente ganha uma quantidade de dinheiro substancial”, afirma Eliza Savage, nutricionista norte-americana com clínica em Nova Iorque. Daí o interesse em que este tipo de soluções sejam vistas como verdadeiros milagres que mudam vidas, mas, isso não garante que deva consumi-los, muito menos de forma regular.

Antes de confirmar o código do seu cartão de crédito para confirmar a compra, leia este artigo até ao fim. Este tipo de produtos pode, inclusive, não estar regulado pelo Infarmed, pelo que os seus ingredientes e efeitos secundários podem não ter sido totalmente estudados.

 

O que são chás ‘detox’?

Falamos-lhe de chás com uma junção de várias outras ervas que alegam ajudar a limpar o organismo e a livrar-se de gorduras indesejadas. Quanto aos ingredientes, existem diversas opções e podem mesmo variar de acordo com a marca que escolhe.

No entanto, de um modo geral, estes produtos consistem numa junção de folhas como chá verde ou preto, ao que são adicionadas ervas que aumentam a habilidade do organismo de desinchar e perder alguns quilos. Pode encontrar vários produtos com adição de erva mate, gengibre e extrato de lima.

 

Mas, será que estes chás ajudam a perder peso?

Resposta curta: Provavelmente não vão ajudar o organismo a desintoxicar nem mesmo fazê-la perder alguma gordura. Sabemos que, depois de ver tantos testemunhos entusiasmados nas redes sociais, pode ser muito tentador recorrer a este tipo de produtos. Mas, lembre-se de que algumas destas misturas não estão registadas e de que não existem provas de veracidade científica.

Ainda assim, alguns destes chás podem mesmo conter ingredientes que ajudam a perder algum peso, mas os estudos que chegaram a essas conclusões tendem a usar doses muito elevadas de cada ingrediente ou composto, ou seja, uma quantidade muito mais intensa do que aquela que obteria através de um chá.

“É como começar uma viagem com o carro atestado ou com apenas um euro de gasóleo. O combustível é o mesmo, mas a quantidade não vai levá-la a lado nenhum”, explica Julie Stefanski, porta-voz da Academy of Nutrition & Dietetics.

 

O chá detox ajuda a evacuar?

Muitos destes produtos prometem ajudar a desintoxicar o organismo, mas esse termo não explicita exatamente como isso vai acontecer. Na maior parte das vezes a informação que surge nas embalagens aponta apenas para o facto de o produto poder causar vontade de urinar e, possivelmente, provocar diarreia, elucida Eliza Savage.

Garantia de segurança?

Mesmo que o rótulo diga que o produto é inteiramente natural ou feito a partir de plantas, corre sempre o risco de não ser bem assim. “Já foi provado que alguns suplementos alimentares para a perda de peso foram adulterados. Contendo chá, a mistura pode ter qualquer outro ingrediente”, continua Stefanski.

Esta adulteração acontece, inclusive, mais vezes do que o que seria de esperar. Entre 2007 e 2016, a Food and Drug Administration (FDA), o organismo norte-americano responsável por regular os medicamentos e alimentos permitidos no país, encontrou cerca de 750 suplementos alimentares adulterados com substâncias laxantes, supressores de apetite e até esteroides. Ainda assim, alguns desses produtos não foram descontinuados e a sua venda não foi proibida.

Não existe um comprimido mágico que a vai fazer perder peso e alguns destes produtos podem mesmo ser responsáveis por problemas de saúde.

Se o que quer é reduzir o inchaço abdominal, veja a galeria e siga as dicas da nutricionista Sofia Pinto.


Leia também

Há mais um forte motivo para evitar os sumos light

Artigo via Prevention

Brand Story